O Vivo Rio Pro, etapa brasileira da World Surf League (WSL), acontece nesta semana em Saquarema, no Rio de Janeiro. Além dos melhores surfistas do mundo, a praia receberá marcas que investem milhões para patrocinar o evento e interagir com o público.
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Parte crucial dos negócios da WSL, os patrocinadores montam estandes e se conectam com os fãs de surfe mesmo em dias sem baterias nas águas. Todo esse processo é organizado com auxílio da liga, que enxerga essas experiências como uma forma de ampliar o alcance e a relevância entre o público.
Essa edição soma 15 empresas patrocinadoras - três a mais que a etapa de 2023. Muitas optaram por renovar o vínculo e outras entraram no grupo neste ano, como a marca de tênis Bamba.
- Não tinha como não apoiar este evento, ainda mais na etapa brasileira! Bamba sempre foi do Brasil, na sua pegada autêntica e original. E, além de tudo, pra nós, valorizar os momentos mais simples, é um estilo de vida. Ver um pôr do sol junto, torcer por um esporte, estar na natureza, enfim, toda essa vibe que transborda neste evento é uma conexão total com Bamba - disse Júlia Maringoni, sócia da marca.
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💰 Os 15 patrocinadores da etapa brasileira da WSL: Apple, Bamba, Banco do Brasil, Bonsoy, Corona, Eventbrite, Florence, Mãe Terra, Natura Kaiak, Red Bull, Surfline, Shiseido, TrueSurf, Vivo e Yeti.
O torneio também tem o apoio da EY, Prefeitura de Saquarema e Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Para entender o sucesso comercial da WSL, o Lance! Biz entrevistou Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina. Confira as respostas abaixo:
L!: Cada vez mais marcas querem se associar à etapa brasileira da WSL e realizar ativações nas areias de Saquarema. O que explica esse sucesso comercial da liga?
Ivan: O sucesso está atrelado a um ciclo virtuoso. O público gera o interesse das marcas, que consequentemente fornecem para as pessoas ativações e entretenimento de qualidade. Essa fórmula fez com que o Vivo Rio Pro fosse eleito pela revista GQ um dos melhores eventos para se assistir ao vivo.
Em 2023, durante a janela de competições, tivemos 300 mil pessoas passando pela etapa de Saquarema. Apenas na apresentação da Esquadrilha da Fumaça, 70 mil pessoas estiveram na Praia de Itaúna.
Neste ano, mais uma vez, o público vem abraçando o evento. Nos três primeiros dias aqui (sexta, sábado e domingo), com o primeiro fim de semana, já existe um consenso na cidade de que tem muito mais gente do que no ano passado. Na praia, no domingo, isso ficou bem visível durante o show da Esquadrilha da Fumaça. Nas ruas, o clima está incrível, muito mais gente na praia. Podemos afirmar que estamos caminhando a passos largos para bater recordes. A praia lotada, a festa de abertura um sucesso absoluto - o primeiro evento que fizemos à noite - e os atletas ainda nem entraram na água para competir. Pensamos em maneiras para atrair as pessoas e consequentemente isso faz com que as grandes marcas queiram estar conosco.
L!: Como é feita a escolha dos patrocinadores?
Ivan: Conquistar a confiança de marcas não-endêmicas é, e continuará sendo, o nosso maior desafio. É uma disputa bastante difícil porque passa a concorrer com outros esportes e eventos. Importante ressaltar também que a WSL é criteriosa e tem diretrizes importantes na hora de fechar negócio com alguma marca. Para ser nosso parceiro é preciso que a filosofia se conecte com a nossa. Temos como preocupação estar sempre ao lado de marcas que possuem o compromisso com o ESG, com temas como a sustentabilidade e o social sempre no centro das discussões.