MLS se espelha na Fórmula 1 e fecha parcerias digitais por expansão global

Liga norte-americana de futebol terá planeja incubadora de tecnologia esportiva

imagem cameraLAFC é o atual campeão da MLS (Foto: Divulgação/LAFC)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 06/03/2023
11:57
Atualizado em 06/03/2023
12:25
Compartilhar

A Major League Soccer (MLS) planeja romper as fronteiras dos Estados Unidos e do Canadá nos próximos anos. Com planos de expansão global, a liga norte-americana de futebol assinou uma série de parcerias digitais nas últimas semanas e vai criar uma incubadora de tecnologia esportiva, o MLS Labs.

O objetivo do projeto é usar o tamanho e o perfil da MLS para fornecer uma plataforma para empresas de tecnologia esportiva em estágio inicial testarem e dimensionarem suas inovações em eventos da vida real, incluindo o MLS All-Star Game. Os planos foram revelados por Chris Schlosser, vice-presidente sênior da MLS Emerging Ventures, ao Sports Business Journal.

+ Impulsionada pela Copa 2026, MLS mostra força comercial e terá mais de 30 patrocinadores

O MLS Labs segue os passos de outras incubadoras de alto perfil, como o LaunchPad da NBA, que trabalha com startups que podem promover suas atividades dentro e fora da quadra. A MLS aposta no potencial da base de fãs digitalmente nativa e espera que a tecnologia e o streaming possam alcançar um envolvimento mais profundo e uma maior expansão.

Entre as novas parceiras da MLS, estão as empresas Deltatre, Sportec Solutions, Ticketmaster. Todas se destacam por inovações tecnológicas e pretendem melhorar a experiência dos fãs, tanto aqueles que comparecem ao estádio quanto aqueles que assistem aos jogos pela televisão.

+ Expansão da MLS: duas cidades surgem como favoritas para receber 30ª franquia

- A Major League Soccer continua na vanguarda da utilização de dados e tecnologia para melhorar positivamente a experiência do torcedor, fornecendo informações únicas que aproximam os torcedores do jogo. Ao fazer parceria com a Sportec Solutions e a Deltatre, continuaremos a inovar com o que é possível quando você combina tecnologia inovadora com uma abordagem progressiva aos dados para fornecer aos nossos fãs experientes em tecnologia uma experiência reimaginada da próxima geração - disse Schlosser.

MLS aposta na tecnologia para expandir globalmente (Foto: Divulgação)

MLS se espelha na Fórmula 1 e pode ter documentário em streaming

Outra parceria fechada pela MLS é com a Box to Box Films, a produtora por trás da série de documentários de Fórmula 1 'Drive to Survive', da Netflix. O sucesso da série nos últimos anos impactou no aumento do interesse global pela categoria de automobilismo e inspirou outras produções, como "Full Swing", que segue o PGA Tour de Golf, e "Break Point", série semelhante sobre tênis.

Gary Stevenson, vice-comissário da MLS, confirmou ao The Athletic que a liga planeja criar um programa semelhante para a MLS. Embora a parceria ainda esteja em seus estágios iniciais, o conteúdo provavelmente irá ao ar na Apple TV - o novo parceiro de transmissão da MLS - e potencialmente no site da liga, canais sociais e YouTube.

Vale destacar que a MLS vendeu os direitos de transmissão da liga para a Apple no início deste ano. O contrato com a empresa de tecnologia é válido por 10 anos e garantirá, pelo menos, US$ 2,5 bilhões (R$ 13 bilhões) à liga de futebol norte-americana. Todos os jogos da liga terão transmissão na plataforma de streaming Apple TV para mais de 100 países.

Siga o Lance! no Google News