A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2025, mais conhecida como Copinha, começa no dia 2 de janeiro. A edição do ano que vem reflete um cenário que tem ganhado força no Brasil nos últimos anos: a expansão da presença das SAFs (Sociedades Anônimas do Futebol). Das 128 equipes que disputarão a competição, 19 possuem esse formato de clube-empresa, o que representa 15% do total.
➡️ Copinha 2025: saiba quais são os 20 times que participarão da competição pela 1ª vez
Se comparada ao número de SAFs que disputaram a edição de 2024, a presença de clubes com essa estrutura praticamente dobrou, passando de 10 para 19.
Além dos clubes grandes como Atlético-MG, Botafogo, Vasco, Cruzeiro, Bahia, Coritiba, Cuiabá e Atlético-GO, que o público acompanhou de perto a adoção dessa estrutura e os desdobramentos dessa mudança, a Copinha terá SAFs de times de menor expressão.
Estão entres eles: Rio Branco SAF (ES), Brasiliense SAF (DF), Hercilio Luz FC SAF (SC), Coimbra EC SAF (MG), SAF Tirol (CE), América FC SAF (MG), Boavista SAF (RJ) e Atlético Guaratinguetá SAF (SP).
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Além disso, existem SAFs entre os times que estão estreando na competição. São três entre os 20 novatos: Azuriz SAF (PR), América FC SAF (RN) e Santa Cruz Acre SAF (AC).