Um dos principais mercados fora dos Estados Unidos, o Brasil recebe atenção especial da NBA. A última novidade é o NBA Park, primeiro parque temático da liga no mundo e que será inaugurado oficialmente nesta quarta-feira em Gramado (RS). Com mais de 4 mil m² de entretenimento, espalhados por cinco pavimentos, o parque permanente vai oferecer uma imersão inédita no universo da NBA com cerca de 15 atrações para receber fãs de todas as idades.
Antes da abertura ao público, o parque recebeu imprensa, convidados e autoridades de Gramado e Canela em visita que teve as boas-vindas por parte de Sérgio Perrella Filho, vice-presidente de Licenciamentos e Varejo da NBA para a América Latina, e Jonas Ortiz, CEO do NBA Park.
+ LeBron James e Lakers lideram vendas de produtos da NBA no Brasil; veja listas completas
- Trabalhamos muito, em todos os detalhes, nos mínimos detalhes, para oferecer o que a NBA tem de melhor para o público. Queremos que os visitantes tenham uma experiência única, incrível, queremos surpreender as famílias que virão conhecer o parque. O NBA Park já nasce como uma referência de entretenimento, de gastronomia, de espaço temático de experiências, um parque do padrão mais alto que uma marca como a NBA poderia oferecer. Ver o NBA Park pronto é motivo de muito orgulho, é fruto do trabalho, da dedicação e do comprometimento de muita gente que fez o sonho de construir o primeiro NBA Park do mundo virar realidade - afirmou Perrella.
+ NBA estabelece novos recordes históricos de público; veja números
- Iniciamos uma nova história hoje. O NBA Park vai trazer inúmeros benefícios para a região com geração de empregos, estímulo ao turismo, mais desenvolvimento e oportunidades para o povo de Gramado. Quero agradecer a todos os envolvidos, à família Dilly, à NBA, arquitetos, trabalhadores, toda a equipe NBA Park, porque esse resultado fantástico é mérito do empenho de cada um que se envolveu com o projeto. Estamos muito felizes em ter Gramado como a escolha da NBA para esse empreendimento tão grandioso e em oferecer aos fãs esse espaço tão especial como o NBA Park - frisou Ortiz.
Na visita ao NBA Park, os fãs vão encontrar restaurante temático, Área Kids (espaço para crianças), exposição de memorabília oficial, ativações de parceiros, Museu NBA, Replay Center, NBA Store, quadra, mascotes e muito mais. O espaço também terá apresentações e shows de dançarinas, presença de mascotes e estará disponível para eventos corporativos. Ingressos custam a partir de R$ 79,50. O NBA Park tem a Nacional Parque Basquete Brasil como gestora/investidora e fica localizado na Avenida das Hortênsias, número 4.795 (Gramado e Canela).
Outras iniciativas da NBA para o mercado brasileiro
O NBA Park não é o único projeto da liga em solo brasileiro. Entre 1º e 18 de junho, será realizada a quinta edição da NBA House, evento que oferece uma experiência imersiva de basquete para reproduzir a emoção das finais da NBA para os fãs no Brasil.
- A NBA House é nossa iniciativa de engajamento dos fãs no Brasil, e estamos entusiasmados por sediar este incrível evento em nosso país pela quinta vez. Tem sido incrível ver o evento crescer a cada ano e receber milhares de fãs da NBA de todo o país que se reúnem em torno de seu amor pelo jogo. Estamos ansiosos para lhes proporcionar outra experiência incrível durante as finais da NBA deste ano - disse o Head da NBA Brasil, Rodrigo Vicentini.
No início deste mês, o Cleveland Cavaliers deu início ao plano de investir no basquete brasileiro, que inclui a reforma de quadras em São Paulo e Espírito Santo. O plano de longo prazo da franquia também inclui uma série de ativações que proporcionarão alegria e inspiração por meio do basquete, dando aos jovens maior acesso às quadras por todo o país.
- Palavras não podem expressar o quanto significa para mim ser estar em parceria com os Cavaliers para retribuir à juventude do Brasil desta forma. Crescer aqui como uma inspiração para os mais jovens é muito importante, sei o quanto é fundamental para o nosso país são as quadras de basquete nas comunidades. Muitas coisas boas estão por vir nessa parceria pelo desenvolvimento do basquete no país - disse Anderson Varejão, ex-pivô e atual Embaixador Global da franquia.
Por fim, cabe destaque que a NBA inaugurou, no fim de março, a segunda megaloja em solo brasileiro, dessa vez no Rio de Janeiro. A NBA Store Arena Rio fica no Uptown Barra e tem mais de 1.700m², sendo a maior da América Latina e a terceira maior do mundo. Com a novidade, o Brasil passa a ter 22 lojas oficiais e se consolida como o terceiro maior mercado de varejo físico da NBA fora dos Estados Unidos.