A NBA está em busca de expandir a marca para outros continentes. Segundo a “Associated Press” (AP), o comissário Adam Silver está em tratativas com a FIBA para novos investimentos. África e China são exemplos de países que possuem a presença da liga norte-americana.

Agora, os olhares estão na Europa. O Velho Continente é visto como um grande lugar para se investir e tem uma grande oportunidade de mercado para a NBA. Somente a mídia, por exemplo, está avaliada em em torno de R$110 bilhões.

- Acredito que há uma oportunidade enorme aqui [na Europa]. Há uma iniciativa entre os proprietários de equipes para um investimento adicional no basquete global. Dada a qualidade do basquete aqui na Europa, parece fazer sentido que também deveríamos estar fazendo algo - destacou Silver.

Fábio Wolff, diretor da Wolff Sports e que também na atua na área do marketing esportivo, apontou o grande crescimento de jogadores europeus na NBA nas últimas temporadas. Esses atletas, inclusive, tem conquistado prêmios de MVP, que antes ficavam nas mãos dos americanos.

- A participação cada vez maior de atletas europeus na NBA é um fator que potencializa a expansão da liga para o continente. Quando temos em quadra jogadores que representam boa parte do público daquele local, a conexão com os torcedores é amplificada, gerando resultados positivos para a relação entre liga, fãs e equipes - disse Wolff.

Adam Silver falou sobre a NBA expandir seu mercad pela Europa (Foto: Emmanuel Dunand/AFP)

Na última temporada, a NBA acumulou receitas de R$ 55 bilhões. A liga cada vez mais vem arrecadando em transmissões fora dos EUA e também em bilheteria, o que ajuda a justificar essa possibilidade de expansão para outros países e continentes.