Por Lucas Pessôa, editor do Lance! Biz
Com 2023 chegando ao fim, é hora de olhar para frente. E, no que depender do universo dos negócios esportivos, 2024 tem tudo para ser um ano histórico.
Com a realização de megaeventos e acordos importantes a serem fechados, a indústria do esporte terá a oportunidade de movimentar uma enorme quantia de dinheiro nos próximos 12 meses.
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Ano de grandes eventos
Caso você não lembre, 2024 é ano olímpico! Depois de um ciclo mais curto, os melhores atletas do mundo vão se reunir em Paris, na França, entre julho e agosto do próximo ano. Como se não bastasse, ainda teremos Eurocopa e Copa América um pouco antes.
São eventos que recebem uma enorme quantidade de público, apresentam audiências elevadas e - consequentemente - atraem interesse de patrocinadores. A maioria das cotas comerciais já foi vendida de forma antecipada. É hora de colocar todo o planejamento em ação!
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Teremos liga única no Brasil?
No mercado brasileiro, a principal expectativa é pelo desfecho das negociações entre Libra e Forte Futebol, grupos formados por dirigentes com a intenção declarada de formar a liga de clubes para organizar o Brasileirão a partir de 2025.
Com o contrato da Globo encerrando ao fim de 2024, os clubes têm que vender, nos próximos meses, os direitos de transmissão para o próximo ciclo comercial. A disputa é intensa nos bastidores e não há sinal de conciliação por uma liga única.
Aumento das SAFs no futebol brasileiro
Em 2024, a Lei nº 14.193, que instituiu as Sociedades Anônimas do Futebol (SAFs), completará três anos de vigência. Com o passar do tempo, a tendência é que esse modelo esteja cada vez mais presente no futebol brasileiro.
Uma série de clubes tem negociações avançadas com investidores e devem anunciar acordos nos próximos meses. Um exemplo é o Athletico-PR, que promete ser a SAF mais cara até o momento.
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Novo streaming esportivo?
O mercado de direitos de transmissão pode ganhar mais um competidor em 2024: a Netflix. A empresa norte-americana até hoje não entrou em nenhuma concorrência para a obtenção de direitos de eventos esportivos cobiçados, como NBA, NFL ou Champions League, mas a história pode mudar em breve.
Em novembro de 2023, o serviço de streaming fez sua primeira transmissão esportiva ao vivo na história, um torneio de golfe entre celebridades. Em seguida, anunciou o The Netflix Slam, evento esportivo que terá como destaque a partida entre os tenistas espanhóis Rafael Nadal e Carlos Alcaraz, em março de 2024.
Dois astros do tênis. Um jogo épico. Vem aí The Netflix Slam! Rafael Nadal e Carlos Alcaraz, dia 3 de março, ao vivo no meu site. 🎾🎾🎾 pic.twitter.com/3phPvl7vU0
— netflixbrasil (@NetflixBrasil) December 11, 2023
Podemos dizer que estes eventos são testes para a empresa decidir se vai realizar grandes investimentos em direitos. Cabe destacar que marcas rivais, como HBO Max, Paramount+, Apple TV+ e Amazon Prime Video, fazem transmissões esportivas de várias modalidades.
Mudanças no mercado de apostas esportivas
Aprovado no Senado e na Câmara dos Deputados, o PL 3626/23, que regulamenta as apostas esportivas, depende apenas da sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para entrar em vigor.
O Ministério da Fazenda será responsável por permitir as operações de casas de apostas no Brasil. As empresas deverão seguir uma série de requisitos, como ter sede no país e pagar uma licença de R$ 30 milhões, por exemplo.
Jogos Paris 2024 vão movimentar negócios do esporte (Arte Lance!)