O Paris Saint-Germain sofrerá uma perda importante em 2023. E não se trata de nenhum jogador. O diretor-geral Jean-Claude Blanc, que era o braço direito do presidente Nasser Al-Khelaifi, anunciou a saída do clube após 11 anos no cargo. Ele vai assumir o comando do INEOS Sport, conglomerado esportivo com atividade no ciclismo, futebol, automobilismo, entre outras modalidades.
Blanc estava no PSG desde o início da era sob domínio do Qatar, em meados de 2011. Apenas ele e Nasser Al-Khelaifi estavam presentes em todos os títulos conquistados na última década. O diretor-executivo, inclusive, era considerado o "cérebro" do projeto, sendo responsável pela maioria das decisões delicadas do clube.
+ Flamengo lidera rankings de público e bilheteria em 2022; veja balanço final
- As últimas doze temporadas foram uma maravilhosa aventura profissional, estou orgulhoso de ter ajudado o PSG a se tornar a potência esportiva internacional que é hoje. Desejo a toda a família PSG sucesso contínuo em sua próxima fase - declarou Blanc no comunicado em sua saída.
- Agradecemos sinceramente a Jean-Claude pela fantástica contribuição para a história e o sucesso do Paris Saint-Germain ao longo de todos esses anos. O clube se desenvolveu enormemente durante esse período. Desejamos a Jean-Claude todo o sucesso para o seu próximo desafio profissional em 2023. Ele parte com a nossa gratidão e ficará para sempre como parte da nossa família - declarou Nasser Al-Khelaifi, CEO do clube, em comunicado.
+ Negócios, análises e dados do esporte: conheça o LANCE!BIZ
Antes de se tornar um dos pilares do projeto do PSG, Blanc também havia feito parte da diretoria da Juventus por cinco anos. No clube italiano ele atuou nas funções de administrador geral e, inclusive, presidente antes da chegada de Andrea Agnelli.
De acordo com o L'Équipe, Grégory Durand, diretor de assuntos jurídicos do PSG, é um dos favoritos para assumir o segundo cargo mais importante na diretoria parisiense.
O que é o INEOS Sport?
A partir de fevereiro de 2023, Jean-Claude Blanc será o CEO do INEOS Sport e supervisionará todo o portfólio de esportes do grupo comandado pelo bilionário britânico Jim Ratcliffe. O conglomerado é dono de de 100% de três clubes de futebol, incluindo o Nice (FRA), e de uma equipe de ciclismo. O grupo também é proprietário parcial da equipe da Mercedes, da Fórmula 1, e tem atividades em rugby, vela e corrida.
Ativos esportivos da INEOS:
- OGC Nice, Lausanne Sport e Racing Club Abijan (futebol)
- INEOS Grenadiers (ciclismo)
- Mercedes AMG Petronas (Fórmula 1)
- INEOS Britannia (vela)
- All Blacks da Nova Zelândia (rugby)
- Eliud Kipchoge (corrida)
Jean-Claude será responsável pelo desenvolvimento de instalações de última geração dedicadas para cada uma das equipes da INEOS, desenvolvendo planos de negócios e aumentando as marcas globais.
- Estou muito honrado e orgulhoso de me juntar à equipe executiva da INEOS. Estou ansioso para ajudar a construir e desenvolver todos os ativos esportivos e orientar, juntamente com o INEOS Sport Board, cada uma das equipes executivas para um sucesso ainda maior - celebrou Jean-Claude Blanc.