Rio Pro: WSL transforma Saquarema em laboratório de inovação e gera impacto milionário

Em entrevista ao Lance!, CEO da WSL na América Latina fala sobre negócios da etapa de surfe

imagem cameraRio Pro movimenta economia do estado do Rio de Janeiro (Foto: Thiago Diz/WSL)
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Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 27/06/2023
07:10
Atualizado em 26/06/2023
16:53
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Começou na última sexta-feira (23) o Vivo Rio Pro, a oitava etapa do Mundial de Surfe da WSL. Enquanto os atletas buscam o título na praia de Saquarema (RJ), uma série de negócios acontece fora das águas.

Destaques:

> Mais de 200 mil pessoas são esperadas até o fim da etapa;

> Rio Pro conta com 14 patrocinadores e ativações nas areias de Saquarema;

> Evento injeta mais de R$ 70 milhões na economia do estado do Rio de Janeiro.

Esta é a segunda parte da entrevista exclusiva do Lance! com Ivan Martinho, CEO da WSL na América Latina. Clique aqui para ler a primeira matéria, que falou sobre os negócios gerais da liga de surfe e os planos de crescimento no Brasil.

Patrocinadores e ativações nas areias

Os patrocinadores são parte crucial dos negócios da WSL. No Rio Pro deste ano, 14 empresas expõem suas marcas e podem interagir com o público com ativações nas areias de Saquarema - mesmo em dias sem baterias nas águas.

O estande da Vivo, por exemplo, tem uma piscina de ondas estáticas aberta. O do Banco do Brasil disponibiliza uma tirolesa. Tudo organizado com auxílio da WSL, que enxerga essas experiências como uma forma de ampliar o alcance e a relevância entre o público.

- Existe uma forma de posicionamento de cada uma das marcas e quais são as histórias que vão ser contadas a partir dessa união entre WSL e cada empresa. Essas histórias têm que acontecer de ponta a ponta, não só na campanha publicitária, mas também o que vai ser traduzido para as ativações na areia. A gente auxilia nessa conceituação, nesse estudo de aderência, mas a execução das ativações ainda é feita por agências que são escolhidas pelas marcas patrocinadoras - explica Ivan Martinho.

Ativações de patrocinadores na Praia de Itaúna, em Saquarema (Foto: Thiago Diz/WSL)

Inovação e público: os diferenciais do Vivo Rio Pro

Em meio às ativações dos patrocinadores, estão os dois principais diferenciais do Rio Pro em relação às outras etapas do circuito mundial: a forte presença do público (mais de 40 mil por dia) e a aposta na inovação. Uma tirolesa e uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça estão entre as novidades da edição deste ano, por exemplo.

- A etapa de Saquarema também acaba sendo um laboratório de inovação por ter todos esses aspectos. Várias coisas que a gente faz aqui no Brasil pela primeira vez, depois acabam se transformando em benchmarks, melhores práticas para outras etapas mundo afora. A gente vem já há algum tempo sistematicamente transformando o jeito de fazer eventos. Isso inclui novas tecnologias, a maneira que a gente cria conteúdo, a presença de celebridades, novos produtos e parcerias, etc - diz o executivo.

Cerca de 200 mil pessoas são esperadas até o fim do Rio Pro (Foto: Thiago Diz/WSL)

Impacto financeiro do Vivo Rio Pro

Por fim, é preciso destacar o impacto financeiro do Rio Pro na economia de Saquarema e das cidades vizinhas. De acordo com um estudo da consultoria EY, foram mais de R$ 73 milhões injetados durante a edição de 2022. A expectativa é superar este número neste ano.

Os setores de hotelaria e gastronomia, além do comércio, são os mais impactados quando a etapa do Circuito Mundial acontece na cidade. Segundo Ivan Martinho, o impacto da WSL em Saquarema não se limita a esta época do ano.

- O impacto financeiro que a gente gera durante o evento, no fundo, é só uma parte do que a gente faz. Na verdade, o que a gente está fazendo é mostrar Saquarema para o mundo inteiro. E, assim, surfistas do mundo inteiro passam a querer frequentar Saquarema para poder vir surfar com suas famílias. A cidade passa a ser um destino turístico do surfe e acaba sendo muito impactada positivamente no restante do ano, mesmo quando não tem eventos acontecendo - afirma o presidente da WSL no continente.

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