A tecnologia promete revolucionar o futuro dos treinamentos esportivos. Um exemplo deste impacto aconteceu na última semana, quando a tenista Emma Raducanu ministrou a primeira aula holográfica com 5G do mundo. A experiência fez parte de uma ação da Vodafone, empresa de telefonia com sede no Reino Unido e patrocinadora da tenista britânica.
A tecnologia permitiu que Raducanu aparecesse como um um avatar e passasse ensinamentos em tempo real sobre as técnicas de jogo (veja imagens no vídeo abaixo). Os alunos foram os adolescentes Sam Clague, de 14 anos, e T'nae Diamond Paisley, de 12.
Durante o treinamento, a distância entre professor e alunos era de mais de 7 mil quilômetros: enquanto os adolescentes estavam no Community Tennis Centre do All England Club, em Londres, na Inglaterra, a tenista profissional estava em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. A conexão 5G possibilitou que não houvesse atraso nas imagens.
- Ver a tecnologia em ação com Emma Raducanu é apenas a primeira de tantas aplicações reais no esporte em todo o mundo - afirmou o futurologista Ian Pearson, ao jornal DailyMail.
Como a tecnologia pode mudar o tênis?
A novidade inaugurada por Raducanu é apenas uma amostra de como a tecnologia pode impactar o futuro do tênis. Além dos hologramas, que permitem que os jogadores tenham aulas de tênis com os melhores treinadores do mundo, outras recursos podem alterar a forma como o esporte é praticado.
Um exemplo são os fones de ouvido de realidade mista. De acordo com especialistas, eles podem permitir que os jogadores de tênis se sintam como se estivessem jogando em locais diferentes e auxiliem na preparação para campeonatos.
A realidade virtual sensorial completa é outro mecanismo em desenvolvimento, mas que alteraria a vida do espectador. Com essa tecnologia, os fãs de tênis poderiam experimentar as sensações sentidas pelos jogadores que estão assistindo.