A Supercopa do Brasil, na qual o Palmeiras venceu o Flamengo por 4 a 3 e conquistou o título, é o jogo com o maior público pagante do futebol brasileiro em 2023. É o que aponta um levantamento da Pluri Consultoria, em parceria com o Lance! Biz.

A análise leva em consideração as partidas com mando de campo dos clubes brasileiros em todas as competições (nacionais, internacionais, regionais e estaduais). O cálculo do público pagante desconsidera torcedores que assistem aos jogos por meio de gratuidades e cortesias.

+ !O JOGO MUDOU! O esporte é um grande business e vamos te provar

Esta matéria será atualizada mensalmente com novos números. A edição atual considera apenas os jogos até 30 de setembro. As partidas de outubro, portanto, ainda não foram levadas em consideração e serão incluídas apenas na próxima atualização do ranking.

Destaques do ranking:

✔️ A Supercopa do Brasil, entre Palmeiras e Flamengo, foi disputada no Mané Garrincha, no fim de janeiro, e contou com um público pagante de 67.422 pessoas. Dada a capacidade dos estádios brasileiros, vai ser difícil superar essa marca!

✔️ O segundo, o terceiro e o quarto maiores públicos pagantes do ano têm o Flamengo como mandante no Maracanã. Foram mais de 64 mil nas partidas contra Independiente del Valle (Recopa), Fluminense (Copa do Brasil) e Vasco (Taça Guanabara).

Flamengo esteve presente em nove dos dez jogos na lista (Foto: Divulgação/Flamengo)


✔️ O clube carioca esteve presente em OITO dos dez jogos com maiores públicos pagantes na temporada. É a força da nação rubro-negra!

✔️ As únicas exceções são o clássico entre São Paulo e Corinthians, no Morumbi, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, e o duelo entre Fluminense e Inter, pela semi da Libertadores, no Maracanã.

+ Ranking de público do futebol brasileiro: os clubes com maiores médias em 2023

Como é feito o cálculo?

O cálculo para chegarmos ao número de pagantes é feito da seguinte forma: somamos a quantidade de ingressos utilizados disponíveis no borderô do jogo que geraram renda ou subtraímos o público total pelos ingressos utilizados que estão zerados na arrecadação.