Um levantamento digital produzido pela Samba Digital aponta Flamengo e Fluminense como principais destaques brasileiros no Instagram em 2023. Enquanto o Rubro-Negro alcançou o top 10 mundial em interações, o Tricolor terminou ano com maior taxa de engajamento do mundo.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Vamos aos números:
O Flamengo encerrou o ano com 778 milhões de interações no Instagram e ficou em sétimo lugar neste quesito no ranking mundial. Os números rubro-negros foram superiores a clubes de marcas globais, como o PSG e o Liverpool, por exemplo.
Já o Fluminense, campeão da Libertadores e vice do Mundial de Clubes, terminou 2023 como o clube com maior taxa de engajamento no Instagram: 37,5%.
O que é taxa de engajamento?
De uma forma resumida, significa a taxa de interações que os seguidores de determinada conta interagem com ela. Essa mesma taxa pode ser usada como critério de satisfação dos seguidores em relação ao conteúdo postado.
➡️ Confira os maiores acordos de patrocínio máster no futebol brasileiro
OUTROS DESTAQUES:
👑 Coroa: Em números gerais, o Real Madrid foi o clube que mais obteve interações ao longo de 2023. O clube espanhol bateu a marca de 2,5 bilhões de interações ao longo da temporada.
😱 Intrusos: Além do Flamengo, o Al-Nassr (SAU), de Cristiano Ronaldo, é o outro clube de fora da Europa no top 10 de mais interações ao longo da temporada.
➡️ Bellingham se torna o jogador mais valioso do mundo, e Mbappé fica fora do top 20; veja lista
🔝 Emergentes: O Al-Nassr e o Inter Miami, com Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, foram o 2º e o 3º clubes que mais ganharam novos seguidores em 2023. Não há brasileiros no top 10.
🔰 Brasileiros ativos nas redes: Dos 10 clubes com mais posts no Instagram, seis são brasileiros: Flamengo, Corinthians, Fluminense, Santos, Vasco e São Paulo. O clube que mais postou é o Manchester City, com quase 900 posts a mais do que o Flamengo, segundo clube que mais postou.