O número de seguidores nas redes sociais não influencia nos resultados em campo, mas é um assunto valorizado dentro da indústria esportiva. Afinal, é um dos indicadores usados pelos clubes brasileiros na busca por novos acordos comerciais.
Neste sentido, o ano de 2023 pode ser considerado um sucesso para o futebol do país. De acordo com estudo do IBOPE Repucom, os 50 clubes monitorados contabilizaram 31,8 milhões de novas seguidores no último ano - o maior resultado de toda a série histórica.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
O levantamento leva em consideração as contas oficiais dos times em cinco plataformas: Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e TikTok. No acumulado anual, os cinco clubes que mais se destacaram na aquisição de novas inscrições foram:
🥇 Flamengo (4,8 milhões de inscrições);
🥈 Corinthians (3,7 milhões);
🥉 Fluminense (3,3 milhões);
4️⃣ Palmeiras (2,9 milhões);
5️⃣ Santos (2,3 milhões)
➡️ Clubes brasileiros iniciam 2024 na luta por acordos de patrocínio; entenda o cenário
Em termos relativos, o maior crescimento propocional de 2023 foi o do Fluminense. Impulsionado pelo título inédito da Libertadores, o Tricolor apresentou uma evolução de 62% no número de seguidores.
A AMÉRICA É TRICOLOR! O FLUMINENSE FOOTBALL CLUB É CAMPEÃO DA CONMEBOL LIBERTADORES 2023! 🏆🇭🇺 pic.twitter.com/0h1p61JlY0
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) November 4, 2023
As plataformas que mais contribuíram no ganho de novos inscritos:
🥇 Instagram (52%);
🥈 TikTok (37%);
🥉 Youtube (5%);
4️⃣ X/Twitter (5%);
5️⃣ Facebook (0,3%)
➡️ Confira os maiores acordos de patrocínio máster no futebol brasileiro
Quais são os cubes com mais seguidores?
O Flamengo é o clube mais popular do Brasil nas redes sociais. O time carioca encerrou o ano com mais de 57 milhões de seguidores nas cinco principais plataformas. A maior parte vem do Instagram.
Corinthians (35,7 mi), São Paulo (21,6 mi), Palmeiras (19,7 mi) e Santos (13,2 mi) completam o top 5 do ranking digital. Confira a lista completa abaixo:
Ranking Digital dos Clubes Brasileiros em janeiro de 2024 (Foto: Divulgação/IBOPE Repucom)