Um ano sem Pelé: Rei do Futebol protagonizou uma das maiores ações de marketing da história
Cena registrada na Copa de 1970 está entre as mais icônicas do mercado publicitário
- Matéria
- Mais Notícias
No ano de 1970, Pelé já era considerado um dos maiores jogadores de todos tempos e tinha pela frente uma Copa do Mundo na qual, além de ser campeão pela terceira vez, se consolidaria como o Rei do Futebol.
Relacionadas
E foi no Mundial do México que o eterno camisa 10 protagonizou uma das maiores ações de marketing da história. O então jogador do Santos foi abordado por um representante da Puma que ofereceu ao craque brasileiro um par de chuteiras da marca esportiva e mais de US$ 120 mil para usá-la na competição, a primeira a ser transmitida ao vivo e a cores para o mundo todo. Essa abordagem da empresa alemã de material esportivo quebrou o "Pacto Pelé", um acordo firmado entre a Puma e a Adidas, então as maiores do setor na época, de nunca contratar Pelé para qualquer tipo de ação de divulgação de marca.
➡️ Acompanhe os negócios no esporte em nosso novo canal. Siga o Lance! Biz no WhatsApp
Mas, no dia 14 de julho de 1970, contra o Peru, pelas quartas de final da Copa do Mundo, Pelé se posicionou no meio de campo do estádio Jalisco, em Guadalajara, e se abaixou lentamente para amarrar as duas chuteiras, antes da saída da bola. O cinegrafista da transmissão do jogo - também pago pela empresa - deu o zoom e registrou em tempo real para milhões de espectadores toda a ação do jogador.
Além de garantir a vitória por 4 a 2 da Seleção Brasileira na partida, Pelé se tornou embaixador da Puma e passou a receber 10% pela venda de cada par do modelo de chuteira que calçava, chamada "Puma King”.
Confira a imagem da ação no vídeo abaixo:
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias