Uma breve história da Família Figer

Nossa história no futebol começa nos anos 60 quando o lendário agente nº 1 da Fifa Juan Figer inicia suas atividades

imagem cameraFamília Figer tem coluna no Lance! Biz (Arte Lance!)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro (RJ)
Dia 31/08/2023
10:25
Compartilhar

Nossa família está envolvida profissionalmente no esporte há mais de 60 anos. Nossa história no futebol começa no fim dos anos 60 e início dos 70 quando meu saudoso pai, o lendário agente nº 1 da Fifa Juan Figer inicia suas atividades organizando jogos, torneios e excursões internacionais entre times e seleções de futebol e transferindo jogadores de futebol entre times.

Ele negociava todos os aspectos e detalhes dessas transferências, contratos entre os times envolvidos e contratos dos jogadores com seus novos times, além de organizar suas vidas nos novos países, iniciando assim a atividade de gestão de carreira de jogadores.

+ Coluna da Família Figer: "Inovação não é necessariamente o ato de criar algo que nunca foi feito"

Poucas pessoas faziam essa atividade no mundo, o que deu a ele a o status de precursor e suas práticas serviram de base para orientar e criar o modelo de negócio do agenciamento e intermediação de jogadores de futebol. Passadas as décadas e diversas regulações das entidades esportivas, chegamos atualmente com um número expressivo de agentes em todos os continentes, uma regulação central escrita pela Fifa e seguida por seus associados, e como sempre em constante evolução.

Nos anos 80, meu irmão Marcel, ainda adolescente, junta-se a ele, auxiliando em todas as frentes da operação, assim como inicia a organizar a estrutura empresarial do negócio. A partir disso, a atividade isolada de um empreendedor trabalhando sozinho, girando o mundo a partir dos dois telefones fixos de casa e um arquivo de ferro de pastas suspensas, construindo sua história, reputação e fazendo seu sonho acontecer, passa a ter uma organização profissional com empresas abertas, escritório fixo sediado em São Paulo, sócio com sangue novo e os primeiros colaboradores.


Nos anos 90 foi a minha vez, André Figer, também ainda na adolescência, de entrar para o time que já estava voando alto, trabalhando com grandes jogadores, grandes times nas Américas, Europa e Asia, organizando torneios amistosos de pré e inter-temporadas em vários cantos do mundo e consolidando seu nome no mercado a cada ano.

Passar por todas as funções e áreas na empresa foi um MBA, desde a parte administrativa mais básica, produção de materiais dos jogadores que na época ainda eram as fitas VHS, currículos datilografados e recortes de revistas e jornais, e logo a participação no dia a dia da operação como a relação direta com os jogadores, treinadores, dirigentes e demais atores desse mercado.

+ Leia mais colunas do Lance! Biz

Entre os anos 2000 e 2010 completa o time a minha sobrinha Stephanie, filha do Marcel, iniciando nas nossas “categorias de base” e fazendo aquela imersão em todas as áreas. Foi um movimento desafiador para ela, pois poucas mulheres participam desse mercado um tanto
quanto machista, mas logo seu empenho, carisma e profissionalismo, mentoreada pelo seu avô, o “Pelé” dos agentes, foi superando todos os obstáculos e hoje domina totalmente as salas de reunião mundo a fora, negociando transferências, contratos de jogadores e campanhas de marketing.

No final dos 90 e início dos 2000, além das atividades principais de gestão de carreira dos jogadores e promoção de jogos e torneios amistosos, diversificamos em algumas frentes como franqueadora de academias fitness, empresa de educação esportiva, ambas em parceria com o Rei Pelé, com quem tivemos a honra de acompanhar em muitas viagens e projetos variados como a produção do seu CD de música com lançamento global na Copa do Mundo da Alemanha 2006, organização da Peace Cup na Coreia contando com grandes times de todos os continentes, além de tantos outros projetos pontuais de marketing esportivo, mas isso fica para as próximas colunas.

Marcel, Juan, Pelé e André Figer (Foto: Arquivo Pessoal)


O Lance! é parte da nossa história. Qquando iniciou suas atividades em 1997, existia uma forte demanda no mercado Brasileiro por um jornal esportivo moderno, que contava com somente com a revista Placar e o jornal A Gazeta Esportiva. Na Europa já havia alguns jornais esportivos
nesse perfil de sucesso como o Marca e o AS na Espanha, La Gazzetta Dello Sport na Itália, dentre outros tão importantes na Inglaterra, Alemanha e demais países.

Abordaremos em nossa coluna da Família Figer, histórias de bastidores, curiosidades, atualidades do mercado, práticas e tendências, nossas diversificações de negócios, inovação, como a tecnologia já impacta na nossa indústria e para onde ela pode nos levar.

Acompanhe as próximas colunas da Família Figer, será uma viagem incrível!

* Este texto é de inteira responsabilidade do autor e não reflete, necessariamente, a opinião do Lance!

Siga o Lance! no Google News