Senna na Netflix: conheça a história da canção ‘Tema da Vitória’

Saiba como o hino ficou associado às vitórias do brasileiro na categoria

imagem cameraAyrton foi tricampeão mundial de Fórmula 1 antes de morrer, em 1994 (Foto: JEAN-LOUP GAUTREAU / AFP)
Avatar
Joyce Rodrigues
Rio de Janeiro (RJ)
Supervisionado porThayuan Leiras
Dia 29/11/2024
07:15
Atualizado há 18 minutos
Compartilhar

Ayrton Senna marcou o automobilismo mundial de várias formas, seja pelas ultrapassagens, pelo jeito de ser ou até pela personalidade fora das pistas. No coração dos brasileiros, o piloto também deixou o seu nome nas ondas sonoras, com o “Tema da Vitória”, hino eternamente associado aos triunfos da lenda.

Aproveitando que a vida do tricampeão mundial estará nas telinhas do streaming, na Netflix, o Lance! apresenta a história do “Tema da Vitória”, que marcou os lares brasileiros com as vitórias de Ayrton Senna.

➡️ Todos os recordes de Ayrton Senna na Fórmula 1

História do "Tema da Vitória"

Ayrton Senna posa para fotógrafos em 7 de Março de 1991 (Foto: JEROME DELAY/AFP)

O "Tema da Vitória" foi gravado em 1981 pelo maestro Eduardo Souto Neto, com o arranjo do grupo Roupa Nova. A música foi gravada a pedido do diretor artístico da Rede Globo, Aloysio Legey, para a conclusão do GP do Brasil em 1983. Ela seria utilizada para apontar as conquistas de qualquer piloto até 1985. Apenas no ano seguinte, passou a tocar apenas em celebração aos vencedores brasileiros.

Segundo o blog “Voando Baixo”, do “Ge”, ao todo, foram 73 execuções no automobilismo brasileiro, com Senna liderando absolutamente o número de vitórias individuais embaladas pelo tema - 31 vezes. Nelson Piquet e Rubens Barrichello viriam empatados na segunda posição, com 11 execuções cada, seguidos por Felipe Massa, com dez.

➡️ Quantos títulos Ayrton Senna teve na Fórmula 1?

Ligação entre o "Tema da Vitória" e Ayrton Senna

Um estudo realizado pela pesquisadora Neuza Benedita da Silva Zattar, da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), explicou a ligação entre Senna e o “Tema da Vitória”:

— Se deslocamos o enunciado formulado do lugar da emissora da Globo para “Ayrton Senna do Brasil”, o sentido de brasilidade permanece, mas o eco da vitória se reduz, e diria que essa nomeação ligada à expressão “do Brasil” funciona também como um ícone, produzindo sentidos de brasilidade afetados pelo gesto do piloto que comemorava as vitórias, ainda na pista, acenando com a bandeira do Brasil.

Além disso, a música se ligou à Ayrton Senna por ser o maior piloto brasileiro da história da F1, assim, caberia a associação principal à canção. Sua primeira vitória, em Portugal-1985, enquanto competia pela Lotus, foi embalada pela canção. Outro fator que combinava com a música era o gesto do piloto de sacar a bandeira brasileira, o que se tornaria marca registrada do piloto campeão.

A música ficou associada à Ayrton Senna por ser o maior piloto brasileiro da história da F1. A sua primeira vitória, pela Lotus, no GP de Portugal de 1985, foi embalada pela canção. Como seriam tantas outras. Além disso, o gesto do piloto de sacar a bandeira brasileira, que seria sua marca registrada, combinou perfeitamente com o "Tema da Vitória".

Siga o Lance! no Google News