Times brasileiros eliminados antes da final do Mundial de Clubes

Veja todos os clubes brasileiros que não chegaram até a final

imagem cameraO Botafogo foi eliminado pelo Pachuca no Mundial de 2024 (Foto: Mahmud HAMS / AFP)
Avatar
Lance!
Rio de Janeiro
Dia 11/12/2024
11:00
Atualizado em 11/12/2024
20:09
Compartilhar

O Mundial de Clubes passou a ter uma fórmula com mais equipes a partir do momento em que a Fifa começou a realizar a competição. De 2000 até hoje em dia, poucos foram os clubes brasileiros que acabaram caindo antes da grande final do campeonato. O Lance! te conta os clubes brasileiros que foram eliminados antes da final do Mundial de Clubes.

O Atlético-MG acabou sendo eliminado pelo Raja Casablanca em 2013; confira os brasileiros que foram eliminados antes da final do Mundial (Foto: LUIS ACOSTA)

➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte

Veja os clubes brasileiros eliminados antes da final do Mundial

Internacional 0 x 2 Mazembe (Congo) - Mundial de Clubes de 2010

Em 2010, o Internacional foi o primeiro clube do Brasil a perder uma semifinal da competição da Fifa. O time gaúcho enfrentava na ocasião o Mazembe, do Congo. Na teoria, o Colorado era amplo favorito para enfrentar a Inter de Milão na final, mas não foi o que aconteceu.

Com gols de Kabangu e Kaluyituka, já na etapa final da partida, o Mazembe eliminou o Internacional, frustrando o sonho do bicampeonato da competição, que havia sido conquistada em 2006. O Inter acabou se contentando com o terceiro lugar, ao vencer o Seongnam, por 4 a 2.

Raja Casablanca (Marrocos) 3 x 1 Atlético-MG - Mundial de Clubes de 2013

Três anos depois, em 2013, foi vez do estrelado time do Atlético-MG acabar caindo precocemente no Mundial de Clubes. Novamente, a equipe brasileira era ampla favorita para a partida, enfrentando o time marroquino do Raja Casablanca.

O roteiro da partida foi parecido com o do Inter. Iajour abriu o placar para a equipe africana, enquanto Ronaldinho Gaúcho empatou o jogo dez minutos depois. No entanto, Moutouali, de pênalti, e Mabidé, já nos acréscimos do segundo tempo, sacramentaram a vitória do Raja, fazendo com que o Galo disputasse o terceiro lugar. Depois, o clube mineiro venceu o Guangzhou Evergrande, por 3 a 2.

Palmeiras 0 x 1 Tigres UANL (México) - Mundial de Clubes de 2020

Realizado em fevereiro de 2021, por conta da pandemia da COVID-19, o Mundial de 2020 reservava grandes surpresas. Nas semifinais, Palmeiras e Tigres, do México, se enfrentavam por uma vaga para enfrentar o Bayern de Munique na final do campeonato.

Mesmo que o Tigres contasse com uma estrutura melhor do que Mazembe e Raja Casablanca, o Palmeiras ainda assim era amplo favorito para se classificar, mas não foi o que aconteceu. Com gol de pênalti de Gignac, no início da segunda etapa, o Tigres passou de fase. O Verdão também perdeu a disputa de terceiro e quarto, nos pênaltis, para o Al-Ahly, do Egito.

O Flamengo foi o último clube brasileiro a ser eliminado antes da final do Mundial, perdendo para o Al-Hilal (Foto: Fadel Senna / AFP)

Flamengo 2 x 3 Al-Hilal (Arábia Saudita) - Mundial de Clubes de 2022

Em 2022, tivemos o último brasileiro a não se classificar para a final do Mundial de Clubes. O Flamengo encarou o Al-Hilal, que começava a mostrar o elenco estrelado que conhecemos hoje, com nomes como Marega, ex-Porto, e Vietto, ex-Atlético de Madrid, na época.

O resultado da partida foi favorável aos árabes, com gols de Al-Dawsari, duas vezes, e Luciano Vietto. Com isso, o time da Gávea teve que enfrentar o Al-Ahly, do Egito, na disputa de terceiro lugar, que venceu pelo placar de 4 a 2.

Botafogo 0 x 3 Pachuca (México) - Mundial de Clubes de 2024

Em 2024, o primeiro Mundial de Clubes no novo formato, chamado de Copa Intercontinental, reservou uma grande surpresa ao Botafogo, campeão da Libertadores. Neste novo formato de competição, os clubes vencedores do torneio da Conmebol passam a entrar em uma fase de quartas de final, contra o vencedor da Concacaf Champions League, pelo chamado "Derby das Américas"

Com grande favoritismo, o técnico Artur Jorge escalou um time misto pelo cansaço da equipe na temporada. O resultado foi a maior derrota de um sul-americano no Mundial de Clubes contra adversários não-europeus, empatado com o jogo entre Kashima Antlers e Atlético Nacional, da Colômbia.

Com gols de Idrissi, Deossa e Rondón, o time mexicano bateu o Botafogo, eliminando o clube carioca depois de uma grande temporada, na qual conquistou o Brasileirão e a Libertadores.

Siga o Lance! no Google News