menu hamburguer
imagem topo menu
logo Lance!X
Logo Lance!
logo lance!

Acesse sua conta para ter acesso a conteúdos exclusivos e personalizados!

Libertadores inspira Botafogo a demolir campeões na Copa do Brasil

Diante do rival Flamengo, pelas semifinais do torneio nacional, equipe de Jair Ventura tem a chance de também superar campeões do passado na campanha por título inédito

Botafogo x Sport
Marcelo Cortes / Fotoarena

Escrito por

O demolidor de campeões. Para disputar a final da Copa do Brasil deste ano, o Botafogo precisa fazer valer a principal característica que tem coroado sua trajetória também na Libertadores: eliminar campeões passados do torneio na busca por um título inédito.

O candidato a "próxima vítima" é o rival Flamengo, com três troféus de Copa do Brasil em sua galeria (1990, 2006 e 2013). O jogo de ida pelas semifinais da competição nacional será nesta quarta-feira, às 21h45, no Nilton Santos. A volta será no próximo dia 23, no Maracanã.

Por conta da participação na Libertadores desde a fase preliminar, o Botafogo estreou na Copa do Brasil apenas nas oitavas de final. Foram quatro jogos, em confrontos contra Sport, vencedor do torneio em 2008, e Atlético-MG, que levantou a taça em 2014. Dois campeões que ficaram pelo caminho alvinegro.

Assim como ficaram para trás Colo-Colo-CHI, Olímpia-PAR, Atlético Nacional-COL, Nacional-URU e Estudiantes-ARG, que juntos colecionam 13 títulos continentais, mas tamanha tradição foi incapaz de deter o vigor que tanto a torcida quanto os comandados por Jair Ventura demonstram nas partidas pela Libertadores deste ano.

O momento favorável nos mata-matas gera expectativa e confiança do lado alvinegro, apesar de não ter vencido o rival nos clássicos deste ano. Na véspera do jogo, Ventura pediu cautela com o "oba-oba" antecipado.

- O clima é muito bom. Acho que é a maneira que levamos. Somos muito competitivos. Mas, no momento em que achamos que uma derrota acaba o trabalho, não dá certo, assim como não somos os melhores do mundo com uma vitória. Não podemos cair no oba-oba. Temos de ter equilíbrio e fazer um grande jogo para que a emoção não possa superar o que treinamos - pediu o treinador após o treino fechado desta terça-feira, no Nilton Santos.

A melhor participação botafoguense na Copa do Brasil foi o vice-campeonato em 1999, quando perdeu a decisão para o Juventude. Caso supere o Flamengo em dois duelos, os cariocas voltarão à final contra Grêmio ou Cruzeiro, os dois maiores detentores de títulos do torneio - juntos, têm sete troféus.

Para o torcedor alvinegro, o que não falta é motivo para acreditar que o demolidor de campeões, tão eficiente na América do Sul, possa atacar também em território nacional.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter