Eliminação ‘une’ Botafogo e Grêmio, rivais nas quartas da Libertadores
Equipes terão folga no calendário para assimilarem queda na Copa do Brasil e definirem prioridades na disputa pelo título continental desta temporada
De tanto esperar por tropeços do Corinthians no Brasileirão, o Grêmio priorizou os mata-matas e já despencou de um deles. De tanto derrubar campeões nesta temporada, o Botafogo não conseguiu abater justamente aquele que mais desejava.
A frustração no torneio nacional passa a unir e motivar as das equipes, adversárias nas quartas de final da Copa Libertadores, em setembro.
Os gaúchos fizeram uma aposta arriscada. Na tentativa de garantir um título na temporada, deixou o Campeonato Brasileiro, no qual é vice-líder, em último plano. Atual campeão da Copa do Brasil, a chance do bi esvaiu-se com as derrotas da última quarta-feira, no tempo normal e nos pênaltis, para o Cruzeiro, no Mineirão.
A eliminação no torneio nacional coloca outra questão em evidência no Grêmio: apostar tudo na Libertadores ou recuperar o foco no Brasileirão pressupondo que o Corinthians, com dez pontos de vantagem na dianteira e apenas uma derrota sofrida, falhará mais até a última rodada?
A seu favor, ao contrário de outras ocasiões, o Grêmio terá o calendário. Serão apenas três jogos em 20 dias até o duelo de ida com o Botafogo, um deles pela Primeira Liga, torneio que pouco interessa às pretensões tricolores no ano.
A folga de compromissos é ainda maior para o Botafogo após ser eliminado pelo rival Flamengo na outra semifinal da Copa do Brasil. São apenas dois jogos marcados, ambos pelo Brasileiro (contra Bahia e Flamengo), antes das quartas de final da Libertadores.
Com um elenco limitado em termos de opções para cada posição, o técnico Jair Ventura ganha tempo para recarregar as energias dos jogadores. Outro ponto favorável é que, diante do Grêmio, o Glorioso poderá usar atletas que não estavam inscritos na Copa do Brasil, casos dos meias Leo Valencia e Marcos Vinicius e do atacante Brenner.
Seguir na Libertadores é, acima de tudo, mostrar que o Botafogo, com todas as dificuldades na comparação com outros clubes, não chegou longe por acaso.
O jogo de ida do embate brasileiro nas quartas de final do torneio continental será em 13 de setembro, no Estádio Nilton Santos. A volta ocorrerá uma semana depois, no dia 20, na Arena do Grêmio. O vencedor enfrentará Santos ou Barcelona-EQU por um lugar na decisão da Libertadores.