A final da Libertadores entre {Atlético-MG} e Botafogo, marcada para este sábado (30) às 17h no Monumental de Núñez, em Buenos Aires, contará com a tecnologia de impedimento semiautomático. Essa ferramenta, que reforça o VAR, foi aplicada com sucesso na final da Copa Sul-Americana entre Cruzeiro e Racing, vencida pelo time argentino por 3 a 1.
Chopp Brahma Express
Chopp Brahma Express
Futebol em casa fica melhor com Chopp Brahma Express! Cupom LANCECHOPP para R$ 50 OFF. Bora pedir?
O impedimento semiautomático estreou no Mundial de Clubes de 2022 e foi usado também na Copa do Mundo do Catar, além de estar presente em algumas ligas europeias, como o Campeonato Inglês e o Campeonato Espanhol. Ele pretende garantir decisões mais precisas e rápidas, especialmente em lances em que a situação é muito ajustada.
Após ter sido anunciada em abril pela Premier League, a tecnologia foi bem recebida no país e agradou clubes, jogadores e torcedores por suas vantagens como precisão e eficiência na detecção do impedimento nas partidas do campeonato nacional.
➡️ Atlético-MG x Botafogo: final marcará quebra de recordes da Libertadores
A informação da utilização da tecnologia foi inicialmente divulgada pela “Espn” e confirmada pelo Lance!.
A introdução desse sistema faz parte de uma estratégia da Conmebol para minimizar erros e dúvidas em decisões importantes. A tecnologia utiliza rastreamento óptico para monitorar a posição dos jogadores em tempo real, gerando uma linha virtual de impedimento com alta precisão. Além de melhorar a análise das jogadas, o sistema torna a experiência mais clara para torcedores, ao oferecer gráficos detalhados nas transmissões.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
A final será apitada pelo argentino Facundo Tello, com auxílio de Ezequiel Brailovsky e Gabriel Chade. No VAR, Mauro Vigliano liderará a equipe técnica, composta por Christian Lescano, Carlos Orbe e Hernan Mastrangelo.