O Boca Juniors-ARG garantiu a sua vaga na decisão da Libertadores ao eliminar o Palmeiras nesta quinta-feira (5), no Allianz Parque, após empate em 1 a 1 no tempo normal e vitória nos pênaltis. Além da classificação, o Boca também se tornou o primeiro time da história da competição a avançar para a final sem vencer nas partidas eliminatórias - última vitória foi em dezembro de 2020.
+ Veja tabela da Libertadores-2023 clicando aqui
A última vez que os Xeneizes venceram um duelo eliminatório de Libertadores foi em dezembro de 2020, quando derrotaram o Racing-ARG por 2 a 0, na Bombonera, pela partida de volta das quartas de final daquele ano.
De lá para cá, são 12 partidas disputadas, com 11 empates, uma derrota e nenhuma vitória. Além disso, foram apenas três gols marcados e seis sofridos. Portanto, com o empate no tempo regulamentar e classificação diante da equipe brasileira, o Boca avança na Libertadores sem vencer um duelo sequer no mata-mata - feito inédito na história do torneio.
+ ‘À la Soteldo’: Barco, do Boca Juniors, ‘imita’ santista e viraliza na web
Durante esse período de jejum de vitórias, o Boca também encontrou outros brasileiros. Em 2020, os argentinos foram eliminados para o Santos na semifinal da competição. No ano seguinte, caiu para o Atlético-MG nos pênaltis nas oitavas. No ano passado, também nas penalidades, eliminação para o Corinthians na mesma fase.