O Cerro Porteño enfrentou o Santa Fé em uma verdadeira decisão no Grupo 8 da Libertadores, na noite desta quarta-feira. Jogando em casa, no Estádio Defensores Del Chaco, o time paraguaio foi superior na primeira etapa, contou com uma expulsão do adversário e Junior Alonso fez o gol da vitória e da classificação da equipe para a próxima fase da Libertadores. Com a derrota o time colombiano está eliminado da competição. O Corinthians foi o outro classificado do grupo.
O JOGO
O primeiro tempo foi eletrizante e disputado desde o início. O Cerro Porteño tinha mais a posse de bola, mas encontrava dificuldades na hora do último passe. Com 19 minutos, a situação do Santa Fé piorou. Balanta cometeu falta em Bonet, recebeu o segundo amarelo e foi expulso de campo. Com um homem de vantagem, os paraguaios conseguiram abrir o placar com Junior Alonso, aos 33. O time visitante não conseguia manter a posse de bola e antes do fim, quase viu os donos da casa aumentarem a vantagem com Perlaza.
Vencendo por 1 a 0 e com um homem a mais em campo, o Cerro voltou para a segunda etapa segurando mais a bola, com cautela, mas mesmo assim viu o time adversário quase empatar aos 10 minutos. Otálvaro pegou a sobra de primeira, a bola desviou em Valdez, e saiu pela linha de fundo. No minuto seguinte, o time da casa respondeu. Luis Leal chutou pela esquerda, Zapata rebateu nos pés de Santana, mas o meia perdeu chance incrível.
O time do Santa Fé era valente e tinha que empatar para avançar de fase. Aos 17, Otávaro recebeu ótimo passe de Seijas, driblou Antony Silva, mas na hora de finalizar foi desarmado por Bonet. Precisando de um gol, os colombianos foram para o tudo ou nada e Seijas quase deixou tudo igual no placar. Mesmo com a pressão do adversário, o Cerro se defendeu bem e garantiu a vitória por 1 a 0.
Com o resultado da noite desta quarta-feira, o Cerro Porteño terminou em segundo lugar no Grupo 8 da Libertadores com dez pontos conquistados. O Santa Fé ficou pelo caminho com oito. O outro classificado do foi o líder Corinthians com 13.