Na Arena da Baixada, o Athletico derrotou o Libertad por 1 a 0, na noite desta terça-feira, e garantiu uma vaga nas oitavas de final da Libertadores da América. Com o triunfo, o Furacão chegou aos 10 pontos no Grupo G. O clube paraguaio é o 3º, com 6 pontos. Christian fez o gol dos donos da casa.
Calendário
Na rodada final, o Athletico encara o Alianza Lima, em casa. O Libertad mede forças contra o Atlético-MG, em Assunção.
+ Veja a tabela da Libertadores
O jogo
Os primeiros 45 minutos foram marcados pelo equilíbrio. Com o apoio da torcida, o Furacão tentou pressionar, mas a cautela prevaleceu na hora de expor o seu jogo. O Libertad, com a necessidade de vencer, preferiu segurar seu ímpeto e quase nada criou.
As duas chances mais claras vieram com o Furacão. Na casa dos 29 minutos, Erick arriscou da entrada da área e a bola passou perto. Aos 46 minutos, Cuello exigiu ótima defesa de Martín Silva.
Na etapa final o ritmo mudou. Os dois times se lançaram ao ataque e começaram a trocar chances. Pelo lado do Furacão, Vitor Roque teve duas oportunidades e perdeu. A resposta paraguaia veio com Enso González, que deu uma meia bicicleta e viu Bento salvar.
Na casa dos 25 minutos o gol do Athletico saiu. Christian, que tinha acabado de entrar, recebeu na intermediária, avançou com a bola e arriscou, 1 a 0.
O gol fez o Libertad se abrir em busca do empate, mas quem levou perigo foi o Athletico. Na melhor oportunidade, Madson cabeceou após cobrança de escanteio e Gómez tirou em cima da linha.
Nos minutos finais, o Libertad chegou a balançar a rede com Villalba, mas o árbitro assinalou um toque de mão no início da jogada e invalidou o gol.
ATHLETICO 1 X 0 LIBERTAD
Local: Arena da Baixada, Curitiba (PR)
Data-Hora: 06/6/2023 – 19h
Árbitro: Gery Vargas (BOL)
Auxiliares: Jose Antelo (BOL) e Edwar Saavedra (BOL)
VAR: Rodrigo Carvajal (CHI)
Público/renda: pagantes/R$
Cartões amarelos: Alex Santana (CAP), Espinoza, Campuzano (LIB)
Cartões vermelhos: –
Gols: Christian (25’/2ºT)
ATHLETICO: Bento; Madson, Pedro Henrique, Thiago Heleno e Fernando; Erick, Alex Santana (Hugo Moura, aos 42/2ºT) e Terans; Canobbio (Christian, aos 24/2ºT), Cuello (Vitor Bueno, ao 0/2ºT) e Vitor Roque (Rômulo, aos 36/2ºT). Técnico: Paulo Turra.
LIBERTAD: Martín Silva; Iván Piris, Diego Vieira, Alexander Barboza e Espinoza; Campuzano, Sanabria (Lezcano, aos 42/2ºT), Diego Gómez e Enso González (Marcelo Fernández, aos 30/2ºT); Villalba e Óscar Cardozo (Roque Santa Cruz, aos 30/2ºT). Técnico: Daniel Garnero.