Qual é a mascote do Boca Juniors, finalista da Libertadores?

Torcida xeneize adotou o porco como referência após animal ser utilizado como insulto pelos rivais

Escrito por

Finalista da Libertadores, o Boca Juniors é um dos clubes mais emblemáticos da Argentina. Mesmo com uma torcida fanática e um estádio que é sinônimo de 'caldeirão', os xeneizes não têm um mascote oficial para chamar de seu.

Apesar deste fato, os torcedores se apropriaram do termo "bosteros", utlizado por fãs do River Plate, rival do Boca, para hostilizar e ofender os xeneizes. A palavra remete a fezes e acabou sendo simbolizada por um porco (animal associado a espaços geralmente menos limpos) nas arquibancadas azul y oro. A história do apelido tem diversas versões.

+ A sua carreira no futebol pode começar hoje. Garanta a sua vaga no curso Gestor de Futebol e capacite-se!

Uma das histórias diz que antigamente o bairro de La Boca, onde fica La Bombonera, abrigava uma fábrica de tijolos que usava como matéria-prima esterco de cavalos, e o cheiro acabava se espalhando pela vizinhaça. Outra hipótese, que inclusive é utilizada em músicas provacativas do River Plate, é que o sistema de esgoto do bairro onde se localiza a casa do clube não aguentou diversas inundações e entrou em colapso.

+ Atacante do Boca Juniors sofre grave lesão no joelho e não enfrenta Fluminense na final da Libertadores

Contudo, a origem real parece ser outra. O apelido "Bosteros" é apenas uma distorção de "Boteros", forma como eram chamados os moradores da região de La Boca, pois estes precisavam de botes para atravessar o Rio Riachuelo.

Siga o Lance! no Google News