Nesta terça-feira, o Internacional enfrenta o Bolívar pelas quartas de final da Libertadores. O retrospecto do time boliviano contra times brasileiros mostra que vencer em La Paz é uma tarefa muito difícil. Para o Colorado, a missão é ainda pior, já que o clube não vence na altitude há 12 anos.
Na história, o Bolívar tem 16 jogos contra brasileiros em La Paz. Os números impressionam: 10 vitórias, quatro empates e duas derrotas. Em 2020, o Palmeiras quebrou um tabu de 37 anos de invencibilidade, em um 2 a 1, com um golaço de Gabriel Menino. Antes, apenas o Grêmio de 1983 tinha conseguido uma vitória na altitude de mais de 3.600 metros. O placar foi de 3 a 1, com dois gols de Tita.
+ Entrevista exclusiva com o camisa 9 do Colorado? Temos! Assista ao Fala, Jogadô! com Luiz Adriano
Outros nove clubes não conseguiram o feito. Ao todo, são duas vitórias sobre o Flamengo, duas vitórias sobre o Santos, duas sobre o Palmeiras e uma em cima de São Paulo, Atlético-MG, Athletico-PR e Grêmio. O Tricolor Paulista ainda arrancou um empate com o Bolívar na altitude, acompanhado por Criciúma, Furacão e Ceará. Agora, é a vez do Internacional tentar o placar positivo para levar a vantagem para Porto Alegre e avançar para as semifinais da Libertadores.