Santos é apático, perde, mas garante vaga nas oitavas da Libertadores
Peixe perde por 1 a 0 para os uruguaios, mas com o empate entre Garcilaso e Estudiantes, consegue passar de fase. Time de Montevidéu fica mais próximo da classificação
O Santos perdeu por 1 a 0 para o Nacional (URU), na noite desta terça-feira, pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores. Leandro Barcia marcou pelo time uruguaio. Apesar da derrota, o Peixe se classificou para as oitavas da competição, pois o Real Garcilaso (PER) empatou por 0 a 0 com o Estudiantes (ARG), também nesta noite. O time uruguaio, com oito pontos, um a menos do que o líder Santos, precisa de mais um empate para se classificar. Confira aqui a classificação do torneio.
SÓ UM BOM COMEÇO
Caneta de Rodrygo, arrancada de Cittadini, e chance clara de Gabriel aos oito minutos de jogo. O Santos iniciou o jogo contra o Nacional classificado para as oitavas de final da Libertadores, mas se mostrou com muita energia para vencê-los fora de casa.
Com espaço para trabalhar a bola, o time de Jair Ventura foi para cima dos uruguaios, que tiveram dificuldades para parar o lado esquerdo composto por Dodô e Rodrygo. Ambos foram alvos dos rivais, que deram fortes entradas e acertaram na marcação.
MAS DEPOIS...
Mas ao longo da partida o Alvinegro caiu de rendimento. O time se mostrou desconcentrado. Um exemplo claro foi um lance em que a defesa santista achou que o árbitro havia marcado falta, porém, nada foi apitado. De Pena roubou a bola de Guedes e bateu forte no gol, mas para fora. Vanderlei deu uma grande bronca no lateral santista.
INCRÍVEL!
Os santistas passaram a ser mais pressionados. Gabigol deu brecha ao tentar cavar falta e perdeu a bola perto da área. Espino bateu com força, Vanderlei espalmou para um rebote, mas Romero chutou na trave de forma incrível, com o gol aberto à sua frente.
CADÊ O PEIXE?
"Voltem do intervalo!", gritou Jair na beirada do gramado. O Peixe iniciou a segunda etapa da mesma forma que terminou a primeira: desatento. Em apenas cinco minutos, Fucile quase abriu o placar.
O Nacional não saiu da área santista. Insistiu, pressionou, e o Peixe conseguiu afastar as bolas perigosas. Mas acabou sofrendo o gol com forte chute de Leandro Barcia, numa bola rasteira bem cruzada da esquerda.
SÓ DÁ O NACIONAL
Os brasileiros pareceram desistir da partida. O time da Baixada Santista não criou uma única chance clara, enquanto os uruguaios deram muito trabalho a Vanderlei. Foram apenas três finalizações do Santos contra 13 do Nacional.
Apático, o Peixe tentou driblar o cansaço e procurou o contra-ataque, mas os uruguaios se fecharam e não deram chance. Léo Cittadini foi expulso ao fim do jogo - ele recebeu o segundo amarelo por falta já nos acréscimos, mas a arbitragem não percebeu que ele já tinha a advertência e o expulsou depois.
O Peixe volta ao Brasil com nove jogos marcados para maio, uma sequência intensa de Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. A rodada final da fase de grupos na competição sul-americana será 24 de maio: Santos x Garcilaso, no Pacaembu, e Estudiantes x Nacional, na Argentina.
FICHA TÉCNICA
NACIONAL-URU 1 X 0 SANTOS
Local: Parque Central, Montevidéu (URU)
Data-Hora: 1/5/2018 - 21h30
Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Auxiliares: Alexander Guzman e Cristian de la Cruz (COL)
Público/renda: Não disponíveis
Cartões amarelos: Leandro Barcia, Santiago Romero e De Pena (NAC), Daniel Guedes e Alison (SAN)
Cartões vermelhos: Léo Cittadini (SAN)
Gols: Leandro Barcia (12'/2ºT) (1-0)
NACIONAL-URU: Conde; Fucile, Corujo, Polenta e Espino; Santiago Romero e Oliva; Zunino (Sebástian Rodríguez, aos 28'/2ºT), Viúdez (Leandro Barcia, no intervalo) e De Pena (Bueno, aos 38'/2ºT); Bergessio. Técnico: Alexander Medina.
SANTOS: Vanderlei; Daniel Guedes, Luiz Felipe, David Braz e Dodô; Alison, Léo Cittadini e Jean Mota (Vecchio, aos 18'/2ºT); Rodrygo (Vitor Bueno, aos 32'/2ºT), Copete (Arthur Gomes, aos 24'/2ºT) e Gabriel. Técnico: Jair Ventura.