CLUBES

Galeria de Fotos

Botafogo vai perder o Brasileirão? Relembre outras pipocadas em campeonatos de pontos corridos

A queda de rendimento do Botafogo na reta final do Brasileirão colocou em risco a conquista do campeonato após 28 anos. Caso o Glorioso perca a taça, no entanto, a 'pipocada' não seria uma exclusividade do clube carioca. Relembre a seguir outros times que perderam o campeonato em sua reta final.
1 - 43
Real Madrid - Campeonato Espanhol, temporada 1991/1992 - Tinha seis pontos de vantagem no final do primeiro turno.
2 - 43
À época, cada vitória valia apenas dois pontos, ou seja: o Real Madrid tinha três vitórias de vantagem para o segundo colocado no fim do primeiro turno. Apesar da diferença de pontos, e de ter vencido 12 dos 13 primeiros jogos do campeonato, o Real Madrid não manteve o ritmo e acabou perdendo o título para seu grande rival, o Barcelona, nas últimas cinco rodadas da competição. O time da capital acabou ficando com o vice-campeonato daquela temporada, um ponto atrás do 'Dream Team' de Cruyff, campeão com 58 pontos.
3 - 43
Manchester United - nglês, temporada 1991/1992 - Tinha cinco pontos de vantagem a cinco rodadas do fim do campeonato.
4 - 43
Ainda era o início da vitoriosa 'Era Alex Ferguson' no comando dos Diabo Vermelhos, quando o time começava a ser mais competitivo. O United liderou o Campeonato Inglês em 33 das 42 rodadas, mas perdeu três dos últimos cinco jogos da competição e viu o Leeds United se sagrar vencedor da competição. O Manchester acabou com o vice-campeonato.
5 - 43
Deportivo La Coruña - Campeonato Espanhol, temporada 1993/1994 - Tinha cinco pontos de vantagem a cinco rodadas do fim do campeonato.
6 - 43
Com os brasileiros Bebeto e Mauro Silva no time, o La Coruña assumiu a liderança do campeonato em dezembro, se colocando como candidato ao título. No entanto, perdeu força a partir de fevereiro e permitiu a aproximação do Barcelona, que conquistou o título novamente depois de uma arrancada na reta final. No fim das contas, o La Coruña terminou o campeonato com 56 pontos, empatado com o Barcelona, mas na segunda posição pelos critérios de desempate.
7 - 43
Boca Juniors - Campeonato Argentino (Apertura), temporada 1995 - Tinha seis pontos de vantagem a cinco rodadas do fim do campeonato.
8 - 43
A expectativa em cima deste time era enorme, já que o clube contava com Maradona e Caniggia em seu elenco. Das 19 rodadas do campeonato, ficou invicto por 16. Na reta final, no entanto, foram apenas um ponto nos últimos três jogos, com duas derrotas sofridas para Racing (um baile por 6 a 4 em plena Bombonera) e para Estudiantes. Ao término das 19 rodadas, o Boca terminou apenas com a quarta posição na tabela.
9 - 43
Newcastle United - Campeonato Inglês, temporada 1995/1996 - Tinha nove pontos de vantagem a 11 rodadas rodadas do fim do campeonato.
10 - 43
Sob o comando de Kevin Keegan, o Newcastle assumiu a liderança na primeira rodada e chegou a abrir 12 pontos de vantagem na liderança. Na virada do turno, entretanto, o Manchester United deu uma arrancada fulminante e assumiu a liderança a  seis rodadas do fim da competição, enquanto o Newcastle tropeçava em sequência. No fim das 38 rodadas, os Red Devils levantaram a taça com 82 pontos, quatro a mais que o Newcastle, que ficou com o vice.
11 - 43
Manchester United - Campeonato Inglês, temporada 1997/1998 - Tinha 12 pontos de vantagem a 10 rodadas do fim do campeonato.
12 - 43
Com apenas cinco vitórias nos últimos dez jogos, o Manchester United viu o Arsenal vencer dez das suas últimas 13 partidas na competição, o que rendeu o primeiro título de Arséne Wenger nos Gunners. O time de Ferguson chegou a abrir 12 pontos de frente na tabela, mas acabou ficando na segunda posição, um ponto atrás do Arsenal, após as 38 rodadas.
13 - 43
Lazio - Campeonato Italiano, temporada 1998/1999 - Tinha seis pontos de vantagem a sete rodadas do fim do campeonato.
14 - 43
Esse foi um título perdido muito mais nos tropeços do início do que por uma derrocada no final. A Lazio iniciou o campeonato com alguns tropeços e demorou a engrenar, alcançando uma série de 17 jogos de invencibilidade e assumindo a liderança na rodada 21. Apesar de alguns tropeços na reta final, o time da capital ainda segurou um ponto de vantagem até a penúltima rodada quando, após um empate com a Fiorentina, entregou a liderança para o Milan, que venceu seus últimos sete jogos na competição e acabou conquistando o título. A Lazio terminou com o vice-campeonato um ponto atrás dos Rossoneri.
15 - 43
Juventus - Campeonato Italiano, temporada 1999/2000 - Tinha nove pontos de vantagem a oito rodadas do fim do campeonato.
16 - 43
Um time com Zidane e Del Piero ficar invicto por 22 jogos não surpreende ninguém. Mas um time com Zidane e Del Piero perder um título, após 22 rodadas de invencibilidade, e nas últimas três partidas, isso sim chama a atenção. Foi o que aconteceu com a Juventus em 1999/2000, que perdeu dois dos seus últimos três jogos no Campeonato Italiano e acabou perdendo o titulo na última rodada para... a Lazio, que deixou o troféu da temporada anterior escapar em situação semelhante! O time de Turim terminou a campanha na segunda posição.
17 - 43
Lens - Campeonato Francês, temporada 2001/2002 - Tinha seis pontos de vantagem a seis rodadas do fim do campeonato.
18 - 43
Uma das 'pipocadas' mais inacreditáveis do futebol europeu. O Lens liderava o campeonato desde a rodada 11, No segundo turno do campeonato, alguns empates começaram a reduzir a diferença que tinha chegado a ser de seis pontos. Mas a perda da liderança ocorreu, pasme, na última rodada, em um confronto direto com o Lyon, que venceu por 3 a 1 e saiu com o título de campeão francês - o primeiro em uma série de sete consecutivos.
19 - 43
Bayer Leverkusen - Campeonato Alemão, temporada 2001/2002 - Tinha cinco pontos de vantagem a seis rodadas do fim do campeonato.
20 - 43
O foco aqui é no campeonato nacional, mas vale o registro: nesta temporada o Leverkusen terminou com três vices, no Alemão, na Copa da Alemanha (contra o Schalke) e na Liga dos Campeões (contra o Real Madrid). Voltando à Bundesliga, o time de Ballack, Zé Roberto e Lúcio liderou o campeonato por nove semanas, mas passou por dificuldades bem na reta final, em abril, quando perdeu dois dos seus últimos três jogos. No fim das contas, o campeão foi o Borussia Dortmund.
21 - 43
Real Madrid - Campeonato Espanhol, temporada 2003/2004 - Tinha sete pontos de vantagem a 12 rodadas do fim do campeonato.
22 - 43
Na primeira Era 'Galáctica' do time, Figo, Zidane, Ronaldo e Beckham sentiram a decepção de perder todos os títulos da temporada, inclusive o espanhol, após perder assustadores sete jogos dos últimos dez. Para se ter uma ideia, o Real Madrid terminou o campeonato na quarta posição, com 10 derrotas em 38 rodadas - ou seja, 70% dessas derrotas aconteceram a partir da rodada 28. Os campeões deste ano foram o Valência.
23 - 43
Boca Juniors - Campeonato Argentino (Apertura), temporada 2006 - Tinha quatro pontos de vantagem a duas rodadas do fim do campeonato.
24 - 43
Mais uma perda de título inacreditável, com um Boca que chegou a abrir vantagem de 12 pontos na classificação, mas foi tropeçando e perdendo pontos na reta final do campeonato. Por se tratar de um torneio de tiro curto, com apenas 19 rodadas, os tropeços do Boca permitiram a aproximação do Estudiantes, que empatou em número de pontos com o time de Riquelme (foto) após a fase regular. Como desempate o regulamento previa um jogo extra para definir o campeão. Com uma vitória por 2 a 1, o Estudiantes faturou o título no confronto direto em cima do Boca.
25 - 43
Schalke 04 - Campeonato Alemão, temporada 2006/2007 - Tinha seis pontos de vantagem a 13 rodadas do fim do campeonato.
26 - 43
Com o brasileiro Lincoln no meio-campo e os jovens Özil (foto) e Neuer no elenco, o Schalke chegou a liderar a Bundesliga por 13 rodadas, mas uma série de tropeços no segundo turno fez com que o time perdesse a ponta da tabela na penúltima rodada, ao perder para o Borussia Dortmund por 2 a 0. O Schalke acabou terminando a competição na segunda posição e viu o Stuttgart sair com o título.
27 - 43
Urawa Red Diamonds - Campeonato Japonês, temporada 2007 - Tinha oito pontos de vantagem a quatro rodadas do fim do campeonato.
28 - 43
Campeões do ano anterior, o Urawa, do atacante Washington 'coração valente' (foto), liderava a competição com folga também em 2007. Até que uma série de três empates e duas derrotas nas últimas cinco rodadas fez com que o time perdesse o título japonês para o Kashima Antlers, responsável por uma dessas duas derrotas em confronto direto. O Urawa terminou o torneio na segunda posição.
29 - 43
Grêmio - Brasileirão, temporada 2008 - Tinha cinco pontos de vantagem a 13 rodadas do fim do campeonato, e 11 de vantagem para o São Paulo (campeão).
30 - 43
O time de Celso Roth fez um primeiro turno invejável, com 13 vitórias e apenas duas derrotas nos 19 jogos. Na liderança absoluta da competição, o Grêmio chegou a abrir 11 pontos de vantagem para o São Paulo, que terminaria a competição como campeão. Mas uma série de resultados ruins fizeram com que o Imortal perdesse a liderança na tabela depois de 13 rodadas, após goleada sofrida por 4 a 1 para o rival Internacional. No fim do campeonato, o Grêmio acabou ficando com o segundo lugar.
31 - 43
Bordeaux - Campeonato Francês, temporada 2009/2010 - Tinha dez pontos de vantagem no fim do primeiro turno.
32 - 43
Imagine um clube que liderou o campeonato na maior parte das rodadas e chegou a abrir 10 pontos de vantagem em cima dos adversários, mas no fim das contas acabou perdendo até vaga para competição continental. Essa história poderia ter acontecido no Brasil, mas estamos falando do Bordeaux de 2009/2010. O time de Laurent Blanc fez um segundo turno tão ruim que conseguiu perder a ótima vantagem construída ao término da rodada 18. O título da temporada acabou ficando com o Olympique de Marseille, e o Bordeaux ficou de fora até da Liga Europa da temporada seguinte.
33 - 43
Palmeiras - Brasileirão, temporada 2009 - Tinha cinco pontos de vantagem a doze rodadas do fim do campeonato, e 10 de vantagem para o Flamengo (campeão).
34 - 43
O Palmeiras fez tudo certo para terminar campeão: montou um bom elenco, se reforçou, resistiu ao assédio do mercado internacional e ainda contratou o treinador campeão dos últimos três títulos brasileiros em sequência, Muricy Ramalho. Ainda assim, o Verdão conseguiu perder esse título depois de liderar a competição por 17 rodadas. Com uma série de tropeços, o Verdão deixou acabou perdendo o título para o Flamengo, que até hoje é o campeão com pior aproveitamento nos pontos corridos. Mas o pior ainda estava por vir: depois de perder para o Botafogo na última rodada, o Palmeiras acabou finalizando o campeonato na quinta posição, fora até mesmo da Libertadores do ano seguinte.
35 - 43
Liverpool - Campeonato Inglês, temporada 2013/2014 - Tinha 3 pontos de vantagem a 3 rodadas do fim do campeonato.
36 - 43
Em 2014,  o Liverpool ainda não tinha conquistado o campeonato inglês após a mudança para Premier League, mas se viu brigando com Chelsea e Manchester City pelo título da temporada 2013/2014. Após assumir a liderança na 34ª rodada, apenas um jogo poderia atrapalhar os planos do time na busca pela taça: o Chelsea de José Mourinho. O técnico português 'estacionou o ônibus' novamente e venceu por 2 a 0, com direito a uma falha medonha de Gerrard, capitão do Liverpool, que escorregou e entregou um dos gols. Esse tropeço permitiu que o Manchester City reassumisse a liderança faltando dois jogos para o final do campeonato e não largasse mais. O time de Suárez acabou a competição na segunda posição.
37 - 43
São Paulo - Brasileirão, temporada 2020 - Tinha sete pontos de vantagem a 14 rodadas do fim do campeonato.
38 - 43
Sob o comando de Fernando Diniz, o São Paulo liderou a maior parte do Brasileirão de 2020. Mas, na reta final, o time acabou tropeçando de forma consecutiva e entregando a liderança para a disputa de Internacional e Flamengo. Um marco negativo na campanha foi quando Diniz proferiu uma série de ofensas contra o Tchê Tchê durante partida contra o Bragantino fora de casa - tudo devidamente captado pela transmissão de televisão. O campeonato acabou com título Rubro-Negro e o Tricolor ficou na quarta posição.
39 - 43
Arsenal - Campeonato Inglês, temporada 2022/2023 - Liderou o campeonato inglês por 27 rodadas e perdeu a posição na 34ª rodada
40 - 43
O time de Mikel Arteta assumiu a ponta da Premier League na 3ª rodada e disparou na liderança, deixansdo para trás adversários do calibre de Manchester City e Liverpool. Na reta final, entretanto, o time perdeu rendimento e deixou o time de Pep Guardiola se aproximar na ponta. Na 34ª rodada, os Gunners perderam a liderança e deixaram o caminho livre para mais um título dos Citizens.
41 - 43
Borussia Dortmund - Campeonato Alemão, temporada 2022/2023 - Perdeu o título na última rodada
42 - 43
Uma das maiores pipocadas da história do futebol. O Borussia Dortmund poderia voltar a conquistar a Bundesliga depois de 10 anos, ao iniciar a última rodada do campeonato na liderança da tabela. O concorrente pela taça era o Bayern de Munique, que tinha dois pontos de desvantagem. Na última rodada, o Borussia empatou em casa por 2 a 2 e viu o Bayern vencer a sua partida, assumindo a liderança da competição pelo saldo de gols e, por consequência, levando a taça mais uma vez.
43 - 43

Publicado por João Marcos