Grêmio e Palmeiras têm juntos sete títulos da Copa do Brasil, sendo o Verdão o atual campeão do torneio. Um deles ficará pelo caminho em 2016 e outro seguirá para a semifinal. Lembramos aqui dez jogos inesquecíveis entre as equipes.
Pela Copa do Brasil as equipes já se enfrentaram oito vezes, com destaque para a classificação do Palmeiras em 2012. O time, então comandado por Felipão, derrotou o Grêmio por 2 a 0 no Olímpico, com gols de Barcos e Mazinho, e garantiu vaga na decisão.
Em 1993 e 1995, no entanto, os gaúchos levaram a melhor. Com empate por 1 a 1 no Rio Grande do Sul, o Grêmio garantiu vaga na semifinal da Copa do Brasil. Em 1995, o empate por 2 a 2, no Palestra Itália, deu a vaga ao Tricolor nas quartas de final.
No Brasileirão, escolhemos cinco jogos eletrizantes. Em 1990, uma vitória por 2 a 0 deu a vaga ao Grêmio na semifinal contra o São Paulo. Em 1999, destaque para a goleada do Palmeiras por 6 a 0. Dois anos depois, com Tite no comando, o Grêmio venceu por 3 a 0 no Olímpico. Em 2010, goleada do Verdão por 4 a 2 no Palestra Itália com dois gols de Ewerthon. Na edição atual, um jogão no Pacaembu e 4 a 3 para o Palmeiras.
Os jogos mais emblemáticos, porém, aconteceram na Libertadores da América de 1995. O Grêmio de Felipão recebeu o Palmeiras e goleou por 5 a 0, com três gols de Jardel, um de Arce e outro de Arilson. A classificação parecia confirmada, ainda mais quando Jardel fez o primeiro no jogo de volta, mas o Palmeiras não se entregou e virou a partida para 5 a 1, com dois gols de Cafu. Amaral, Paulo Isidoro e Mancuso também marcaram. O resultado, entretanto, classificou os gaúchos.