Por Yago Rédua
Pouco mais de um ano após fazer história em sua edição inaugural, presenteando os fãs de Jiu-Jitsu com a aguardada revanche entre os então decacampeões mundiais Roger Gracie e Marcus Buchecha, o Gracie Pro está de volta para seu show de 2018. O grande festival da arte suave acontece neste final de semana, dias 29 e 30 de setembro, desta vez como palco o "templo sagrado" Maracanãzinho, sede de inesquecíveis embates. Emoção não vai faltar nos dois dias de lutas, com disputas em todas as faixas e categorias, além das superlutas que reúnem a elite do Jiu-Jitsu mundial. Os ingressos estão disponíveis através do site bilheteriadigital.com e na bilheteria 2 do Maracanã.
O Gracie Pro 2018 tem em sua luta principal o encontro de dois campeões mundiais e representantes brasileiros no plantel de lutadores do UFC. Gilbert Durinho e Serginho Moraes medem forças por 15 minutos e limite de peso de 86kg, com regras da Federação Internacional de Jiu-jitsu Brasileiro, a IBJJF, que regerá todas as lutas do evento. O canal Combate transmite, ao vivo, todas as superlutas do card, além das finais das disputas na faixa-preta, no domingo, dia 30, a partir das 14h (horário de Brasília).
Nas outras três superlutas, a lenda Fernando Tererê enfrenta Raphael Abi-Rihan em confronto de veteranos, Tayane Porfírio e Jessica Swanson fazem uma revanche do Gracie Pro 2017 e Gustavinho Saraiva encara Fernando Fernandes.
Antes do evento, em Media Day, os faixas-preta Serginho Moraes e Gilbert Durinho deram entrevista e falaram sobre suas expectativas para o combate, a chance de lutar no palco do Maracanãzinho, UFC e muito mais.
Confira abaixo:
– Novo combate uma semana após o UFC São Paulo *(Serginho)
Vamos fazer bater de novo, né? (risos). Quem joga para finalizar, tem que jogar para finalizar, não tem jeito. É esse o nosso pensamento sempre.
- Vantagem pelo Serginho ter lutado há uma semana *(Durinho)
Talvez. Na verdade, tem um estresse de corte de peso, a adrenalina da luta, dá um cansaço. Geralmente, quando luto MMA, depois do resultado, eu costumo ficar dois ou três dias sem dormir direito, fico muito na adrenalina. Fico tranquilo durante a luta, mas depois fico numa adrenalina que é difícil de dormir. Mas isso é de cada um... Eu acho que ele está bem preparado para essa superluta contra mim, fez um lutão contra o Ben Saunders, que é um cara que conheço, já treinei com ele. Para mim, foi até bom o Serginho não se machucar, tínhamos um plano B caso ele se machucasse, seria o Godofredo Pepey o adversário, mas para mim é muito mais interessante lutar contra o Serginho, um cara que tem um gabarito maior no Jiu-Jitsu e no MMA.
– Preparação para duelo contra o Gilbert Durinho *(Serginho)
Eu tive um camp total, foi uma semana bem forte com treinos de quimono, foi uma preparação muito boa, até porque sabemos que dá para se preparar bem com uma semana, né? (risos). Mentira, eu já vinha de um camp bom para a luta no UFC. Acho que a nossa mente trabalha muito bem nesses momentos. Eu declaro aberta a minha volta às competições de quimono através dessa superluta, estou bastante empolgado para lutar.
- Como explorar o jogo do Serginho lutando no Jiu-Jitsu *(Durinho)
Eu posso explorar o jogo dele de diversas formas. É um cara completo no Jiu-Jitsu, mas acho que eu estava treinando um pouco mais no Jiu-Jitsu, estou com um tempo maior nas posições e acho que vou fazer meu estilo, que é agressivo de atacar o tempo todo, mas eu estudei bastante o jogo dele. Vai ser uma luta bem dura, é um cara três vezes campeão mundial, mas que tem brechas em seu jogo... Vou deixar em segredo, mas sei bem onde atacar (risos). Ele pode dar uma cansada, então a partir daí vou acelerar (risos).
– Vontade de retornar às competições de pano e Mundial *(Serginho)
Com certeza. Eu tenho muita vontade de voltar a lutar um Mundial de Jiu-Jitsu, fazer um campeonato em alto nível. Voltarei a lutar, se Deus quiser, mas lembrando que sou um atleta do UFC, que esporadicamente luta Jiu-Jitsu.
- Expectativa para o confronto entre duas feras do UFC *(Durinho)
Vai ser uma luta bem dura, é um cara três vezes campeão mundial, mas que tem brechas em seu jogo... Vou deixar em segredo, mas sei bem onde atacar (risos). Ele pode dar uma cansada, então a partir daí vou acelerar (risos).
– Luta no Maracanãzinho, um grande palco da arte suave *(Serginho)
É um marco na minha carreira, porque aquele ginásio tem uma grande história. Rickson Gracie, Carlson, Fábio Gurgel, grandes nomes lutaram lá, e fico muito grato por ter a chance de deixar meu nome marcado na história também.
SERVIÇO:
Gracie Pro 2018
Data/hora: 29 e 30 de setembro, a partir das 8h
Local: Maracanãzinho – Av. Pres. Castelo Branco, Portão 3 – Rio de Janeiro (RJ)
Ingressos: bilheteriadigital.com
Superlutas
Gilbert Durinho x Serginho Moraes
Raphael Abi-Rihan x Fernando Tererê
Tayane Porfírio x Jessica Swanson
Gustavinho Saraiva x Fernando Fernandes
Quer ficar por dentro do mundo da luta? Clique e acesse o site da TATAME!