A cidade de Cuiabá, no Mato Grosso, será a capital do Karatê-Do Tradicional neste final de semana (dias 6 e 7). Karatecas e equipes do todo o Brasil estarão na cidade para a disputa do Campeonato Nacional da modalidade. As categorias Junior, Adulto, Infantil e Juvenil formam o card do evento, que é organizado pela Confederação Brasileira de Karatê-Do Tradicional.
Originário da ilha de Okinawa, no Japão, o Karate é hoje uma das artes marciais mais praticadas no mundo. O principal responsável por popularizar o Karatê fora de Okinawa foi o mestre Gichin Funakoshi. Em 1916, fez a primeira demonstração pública, na cidade de Kyoto. Cinco anos depois, realizou uma apresentação para Hiroshita, o futuro imperador do Japão. Em 1923, o mestre Funakoshi se mudou para Tóquio com intuito de propagar o Karatê no Japão, sempre buscando formar homens como cidadãos úteis à sociedade.
A academia KS Rio, do faixa preta quinto Dan de Karatê-Do Tradicional Eduardo Santos, terá 13 representantes no campeonato: - Nossas expectativas são as melhores possíveis. Em todas as categorias que vamos disputar temos reais chances de medalha - contou o professor Eduardo, que foi por 25 anos Presidente da Federação do Estado do Rio de Karatê-Do Tradicional e tem diversos títulos no currículo. - Para nós, o Karatê é muito mais do que só um esporte, é uma filosofia de vida. Sigo os ensinamentos do Professor Tanaka, meu Mestre e maior ídolo no esporte e na vida - finalizou.