Veterano do MMA nacional, com mais de 60 lutas na carreira (42-20-1), Rafael Manteiga vai retornar ao cenário internacional. Aos 39 anos, o lutador assinou contrato para atuar no AOS 4 (Art of Scrap), marcado para o dia 15 de abril, em Fort Wayne, Indiana (EUA). Seu adversário será o americano Will Brooks.
Antes de chegar ao AOS, porém, Rafael Manteiga brilhou em suas duas últimas apresentações no Iron Man MMA. Depois de seis anos sem lutar, ele voltou ao cage em julho do ano passado, com um triunfo por finalização (chave de braço) contra Carlos Eduardo Gomes no Iron Man MMA 21 e, em dezembro, na 22ª edição do evento, finalizou Sanderson Tita com um katagatame.
- A realização de um evento de grande porte no estado do Pará, bem organizado, que valoriza e dá visibilidade aos seus atletas, me ajudou muito. Eu estava há 6 anos sem lutar, apenas fazendo treinos esporádicos, então resolvi voltar e falei com o Iron Tomaz, que prontamente me colocou no card. Com certeza as oportunidades na organização foram determinantes para fechar essa luta no AOS 4 - celebrou Rafael Manteiga, que completou:
- É muito gratificante depois de tanto tempo ter esse reconhecimento e oportunidade de lutar em um evento internacional, e com certeza será uma grande luta, buscando sempre a minha melhor versão - falou.
Completando 22 anos de carreira como lutador em 2022, Rafael Manteiga também é policial do BOPE. Ele concilia os papéis com treinos no próprio quartel, além de afiar seu jogo de Boxe com Ulisses Pereira, Boxe Thai com o casca-grossa Luciano e Jiu-Jitsu com Rodrigo Aleixo. Para Iron Tomaz, CEO do Iron Man MMA, o convite internacional é uma valorização do trabalho do lutador e da organização.
- Ficamos muito felizes por ser um evento formador e divulgador de talentos da região Norte do país, e de outras também. Ao lado da minha esposa, Lili Iron Pimentel, conseguimos realizar duas edições com muito êxito e já estamos preparando o 23º show. A performance do Rafael Manteiga foi ótima e, além dele, outros atletas que lutaram no Iron Man MMA 21 e 22 também estão na mira de eventos internacionais. Isso mostra a importância do nosso trabalho e, após lutar no AOS 4, o Rafael retorna para o Iron Man - contou Tomaz, antes de encerrar com um agradecimento.
- Outro ponto importante para o sucesso do evento é o apoio do Governo do Estado do Pará através de Helder Barbalho, governador, Iran Lima, chefe da Casa Civil, do deputado estadual Chicão e Nivan Noronha (Secretário de Esporte e Lazer)”.