Conor McGregor não era nem campeão do UFC quando foi perguntado pela primeira vez a respeito de um possível duelo com Floyd Mayweather Jr. Mas a confiança era exatamente a mesma que ele carrega diante do combate deste sábado, em Las Vegas (EUA). Dois anos depois de tocar no assunto pela primeira vez sob a impressão de que não passava de uma piada, o combate mais improvável dos últimos tempos tomou forma e se tornou realidade.
Era julho de 2015 quando Conor McGregor participou pela primeira vez do programa do apresentador Conan O'Brien - hoje membro da WME-IMG e dono de uma porcentagem do UFC. Na ocasião, o irlandês comentava a saída de José Aldo da disputa de cinturão dos penas e o desafio contra Chad Mendes pelo título interino da categoria. Questionado a respeito de uma possível luta com Floyd Mayweather Jr., que era da mesma categoria que o irlandês, a resposta foi direta:
- Se você está me perguntando se eu gostaria de enfrentar Floyd... Quem não gostaria de dançar num ringue por US$ 180 milhões. Eu tenho certeza que ele não viria até o meu mundo, o de combate sem limitações, mas eu encararia o seu mundo. O enfrentaria no boxe se a oportunidade aparecesse. Não existe luta real com Floyd depois de Manny Pacquiao. Se realizássemos isso eu certamento o desmantelaria também - disparou o irlandês.
De lá para cá, mais de dois anos se passaram. Provocações foram disparadas por Conor. Floyd reagia tentando ignorar o irlandês. Em dezembro de 2015, ele chegou a falar em racismo.
- Se eu, um negro, falo do jeito que esse cara fala, vão me chamar de arrogante. Não sei quem é esse cara, nunca ouvi falar dele - declarou Floyd, em entrevista a FIght Hub TV.
Com o passar dos meses, os rumores aumentaram, as especulações também e o duelo que era improvável se tornou realidade. Depois de seguir seu caminho no octógono batendo seus rivais, em novembro do ano passado Conor fez história e conquistou dois títulos simultâneos no UFC. No dia seguinte, em entrevista ao TMZ Sports, Floyd pediu que não fosse comparado ao irlandês: "Não se compara um elefante com uma formiga.
Os rumores continuaram até que McGregor atingiu um nível de notoriedade irrecusável, e a partir do início de 2017 as especulações aumentaram até o anúncio oficial, feito no último dia 14 de junho.
O poder midiático e a carreira esportiva de Mayweather e McGregor são tão fortes que mesmo recheado de polêmicas e provocações, o combate promete arrecadar milhões de dólares e está quebrando todos os recordes possíveis de audiência e faturamento.
A superluta entre Floyd Mayweather Jr. e Conor McGregor acontece neste sábado, em Las Vegas (EUA). O canal Combate transmite o show ao vivo e exclusivo, a partir das 20h.