Embora o Futebol sempre tenha ocupado o maior espaço no coração do torcedor latino-americano, nos últimos anos as lutas também se tornaram uma paixão no país. Não é de estranhar que alguns ex-jogadores, depois de uma passagem pelos gramados, tenham se aventurado também no MMA.
Aos 19 anos, depois de defender as categorias de base do Vasco e assinar seu primeiro contrato profissional atuando pelo Grêmio, Dhouglas Ribeiro percebeu que seu futuro não era dentro das quatro linhas. Mas no octógono.
- Desde os meus seis anos, sempre joguei Futebol. Ao mesmo tempo, sempre assistia às lutas e sabia que poderia fazer aquilo. Tinha algo de mim que falava que meu futuro era na luta. Esse sempre foi o meu sonho. Por isso, aos 19 anos, abandonei o Futebol e me tornei lutador profissional - comentou Dhouglas, que no mundo do MMA ganhou o apelido de “Puma”.
Um outro caso curioso foi o do ex-goleiro Ricardo Prasel. Em 2008, após disputar a tradicional Copa São Paulo de juniores pelo Juventus-SP, o atleta recebeu um convite para fazer testes no Standard de Liège, da Bélgica. Em seguida, foi emprestado ao time B do poderoso Chelsea, da Inglaterra, onde atuou três vezes como titular. No ano seguinte, no entanto, Prasel teve uma lesão na cabeça do fêmur, chamada de bursite crônica de quadril, e decidiu pendurar as chuteiras.
- Passar pelo Chelsea foi uma coisa mágica. Mas a bursite me atrapalhou e acabei parando de jogar. Na luta, essa lesão nunca me atrapalhou, porque se trata de uma região que recebe poucos golpes. Diferentemente do Futebol, porque caía muito em cima do fêmur e o impacto era maior - descreveu o ex-goleiro, hoje um peso-pesado entre os lutadores.
Há também aqueles que fizeram toda a sua carreira no Futebol e, depois de aposentados, mesmo com a idade avançada, arriscaram-se no octógono. É o caso do ex-zagueiro paraguaio Gamarra, de 51 anos, e com passagens marcantes por Corinthians-SP e Internacional-RS. Recentemente, ele deu uma entrevista ao canal de TV paraguaio “GEN” e revelou planos de estrear em breve no MMA:
- Minha paixão é entrar nessa jaula. Estou aperfeiçoando todas as artes marciais necessárias para entrar em uma jaula e encarar um oponente que seja um bom lutador - encerrou.