O MMA chegou até os intensos treinamentos dos policiais de elite da Polícia Civil do Paraná. No I Curso de Operações Táticas Especiais (Cote), que teve início na última segunda-feira, dia 30, o ex-lutador e hoje treinador Cristiano Marcello introduziu técnicas das artes marciais mistas aos policias participantes do curso. A formação dura 50 dias e é chancelado pelo Centro de Operações Policiais do Estado do Paraná (Cope).
Cristiano Marcello comanda as instruções defesa pessoal e artes marciais durante o curso. Práticas de MMA e filosofias das artes marciais são apresentadas aos 23 policias que participam da formação. O Secretário de Segurança Pública do Paraná, Wagner Mesquita, o delegado-chefe do Cope, Rodrigo Brown, e o investidor e coordenador do Cote, André Suzarte, acompanhados por Cristiano Marcello, deram início às atividades na sede da CM System.
- Introduzir os conceitos do MMA em um curso tão importante para a Polícia Civil do Paraná é motivo de muita honra para mim. É uma responsabilidade gigante repassar técnicas das artes marciais para esses verdadeiros heróis do nosso país. Tenho certeza que eles sairão do curso ainda mais bem preparados para defender nossa sociedade - garante o treinador.
Natural do Rio de Janeiro, Cristiano Marcello é líder da equipe CM System, e é o único atleta da história a ter competido pelo Meca, Pride, TUF e UFC. Faixa-preta de jiu-jitsu de Royler Gracie, o carioca se retirou das competições profissionais em 2014 com um cartel de 19 lutas, sendo 13 vitórias, nove por finalização, e seis derrotas.
A CM System é a equipe de atletas do UFC como Elizeu Capoeira e Felipe Silva, além de dezenas de outros lutadores de destaque em eventos nacionais e internacionais. No último sábado, dia 28, Capoeira, sob os comandos de Cristiano Marcello no córner, derrotou Max Griffin na edição do UFC em São Paulo e emplacou sua quarta vitória consecutiva na categoria meio-médio da organização.