Especialista dá dicas para lutadores ‘tímidos’ se promoverem sem apelar a provocação; veja mais sobre

Especialista em inteligência social, Gustavo Gambit dá dicas valiosas aos atletas que sentem a necessidade de dar aquele gás a mais na promoção da imagem

imagem cameraThiago Moisés fez trabalho com Gustavo Gambit antes da luta contra Makhachev (Foto: Divulgação)
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Lance!
São Paulo (SP)
Dia 24/08/2021
09:22
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Não é nenhuma novidade que, no MMA atual, principalmente se tratando do UFC, o lutador deve ser mais que um casca-grossa: ele tem que ser um produto vendável. Para isso, não basta apenas vencer seus oponentes; é preciso também cativar os fãs fora do cage, seja através das mídias sociais ou até mesmo em entrevistas incisivas, mas sempre criando narrativas que atraiam o público consumidor.

Isso não quer dizer que o lutador deva ser um “bad boy”, “trash-talker” ou “valentão”, embora os três termos sejam semelhantes. Ele tem apenas que se posicionar. Quem diz isso é o especialista em inteligência social Gustavo Gambit, que, além de ser um grande fã de MMA, também está acostumado a reforçar camps de atletas que sentem a necessidade de dar aquele gás a mais na promoção da imagem.

- Estamos na era da comunicação em escala. Nesta era, é necessário dominar o pacote CRP: comunicação, relacionamento e persuasão. O lutador deve entender que o período pré-luta, principalmente a semana da luta, é um grande palco para ele chamar a atenção do público para que queira assisti-lo em ação. Meu trabalho é treinar o atleta para se sair bem nesse momento tão importante para o crescimento da carreira - explica o profissional.

De acordo com o influenciador, é importante o atleta entender sua personalidade para que não exagere nas ações. Ele explica que há técnicas que podem ser aperfeiçoadas através de sessões de treinamentos, como controle da respiração e atividades físicas para simular o cansaço pós-luta, seguidas de simulações de entrevistas, de preferência em inglês, para se comunicar diretamente com o público dentro do cage.

- Existem lutadores que possuem uma energia natural para a comunicação, esses têm facilidade para se expressar. Aqueles menos comunicativos não devem forçar uma postura expansiva; devem conservar essa energia para usá-la de forma assertiva. É possível se preparar vislumbrando todos os estados da luta, desde a encarada, o que vai ser ser dito e também sua postura perante ao oponente. Habilidade social é altamente treinável - destaca.

O trabalho mais recente de Gustavo Gambit foi com o peso leve brasileiro Thiago Moisés, que teve pela frente em sua última apresentação a sensação do momento Islam Makhachev – apontado por muitos como o sucessor de Khabib Nurmagomedov – na luta principal do UFC on ESPN 26, no dia 17 de julho. Embora chame atenção pela sua habilidade dentro do octógono, o paulista de Indaiatuba possui uma personalidade reservada fora dele.

- Ele reconheceu a importância de fazer esse trabalho para poder conseguir mostrar à massa quem é o artista marcial Thiago Moisés. Isso é diferente de criar um personagem. Passei uma semana estudando o Makhachev e o que poderia ser feito para alavancar o Thiago sem perder a essência dele. Tanto que ele conseguiu fazer o Makhachev abraçá-lo depois da encarada e também assim que terminou a luta, uma ação nada habitual do povo do Daguestão, que costuma ser bastante frio com os adversários. Tivemos pouco tempo, mas já foi notada uma evolução, tanto que o Thiago aumentou em 30% o número de seguidores nas mídias sociais -.

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