Por Mateus Machado
A última segunda-feira (12) ficou marcada por grandes emoções em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro. No dia em que celebraria seus 87 anos, Carlson Gracie teve uma estátua inaugurada em sua homenagem. Familiares, amigos, alunos e fãs do Grande Mestre estiveram presentes na cerimônia e o local do busto foi escolhido de forma "estratégica": na praça Shimon Peres, bem próxima à academia onde Carlson formou grandes campeões.
Ao longo dos últimos 10 anos, pessoas próximas a Carlson se uniram em prol do devido reconhecimento ao grande nome da história da arte suave. Em 2019, o projeto, enfim, saiu do papel e a escultura, desenvolvida por Edgar Duvivier, ganhou "vida". A estátua, vale ressaltar, foi financiada por amigos e alunos do Mestre Carlson, que contaram com a orientação da Fundação Parques e Jardins e da Secretaria Municipal de Conservação para criar uma interação entre o monumento e o visitante. Nesse caso, a mão da estátua estará na posição do tradicional cumprimento da equipe, o aperto de mãos com os dedos entrelaçados. Assim, o visitante terá a oportunidade fazer uma foto cumprimentando Carlson.
- Finalmente, no início deste ano, tivemos a autorização da prefeitura do Rio de Janeiro para fazer essa homenagem e dar esse presente a cidade do Rio e, especialmente, ao bairro de Copacabana, pois Carlson Gracie foi e é uma figura lendária desse bairro querido. A estátua ficará justamente na praça Shimon Peres, na Rua Figueiredo Magalhães, onde Carlson operou sua academia por mais de 40 anos. É um momento de grande emoção - discursou Maurício Saddam, um dos idealizadores do projeto.
- Eu nunca mais me esqueço de uma única cena: uma luta no Maracanã, onde Carlson foi chamado para lutar, com mais de 20 mil pessoas, tiveram que acordar o Carlson para ele lutar (risos), porque ele estava com sono e dormiu. Para mim, o maior lutador do mundo. Pouca gente eu vi com aquele espírito, com aquela raça e vontade. Não tem medalha nenhuma mais forte do que ser irmão de Carlson Gracie. Eu vejo aqui os irmãos, os queridos amigos e a figura do meu irmão em praça pública. Não poderia ser diferente. Carlson, você é um herói nacional. Ninguém mais, no mundo, fez o que você fez. Ninguém com 17 anos, 74kg, lutou por 2h45 sem descanso com um adversário com o dobro do teu peso. Você formou heróis e grandes nomes do mundo da luta - relembrou o Grande Mestre Robson Gracie, irmão de Carlson.