Desde 2015 radicado na Irlanda e com uma vida dedicada ao Jiu-Jitsu, o faixa-preta brasileiro Henrique Saraiva também sofreu com os impactos da pandemia, mas neste ano - assim com o resto do mundo - vem passando por um processo de fortalecimento.
Filho do GM Orlando Saraiva - faixa-vermelha formado pelo lendário Carlson Gracie - e responsável pela gestão da Carlson Gracie na Irlanda, Henrique recebeu recentemente a visita de Carlson Gracie Jr, outro grande nome da arte suave, e falou sobre o encontro depois de tanto tempo.
- Foi a primeira vez que a gente se viu desde que começou a pandemia, quase três anos que o mestre não vinha aqui em Dublin, então os alunos ficaram bem animados. O seminário contou com cerca de 80 participantes em um reencontro especial e ainda tivemos outro seminário, na cidade de Belfast, na Irlanda do Norte, com a presença de mais 50 atletas - disse Henrique.
Durante a visita, o mestre Carlson Gracie Jr pode rever o trabalho e a metodologia do seu aluno, principalmente com crianças. Pai de Henrique, o GM Orlando Saraiva também é pedagogo. Órfão de pai e mãe, ele usou o Jiu-Jitsu como ferramenta de crescimento pessoal na vida através da competição.
- Hoje o nosso maior desafio é desconectar as crianças do mundo virtual e fazer com que elas pratiquem mais exercícios. O Jiu-Jitsu, quando ensinado de forma correta e com metodologia, pode ser uma ótima opção - explicou Henrique Saraiva, que utiliza a mesma metodologia que vem sendo desenvolvida há 50 anos.
Além de liderar a equipe Carlson Gracie na Irlanda, Henrique Saraiva tem sua própria academia na capital Dublin e outras filias. O brasileiro também é um dos principais responsáveis pelo crescimento do Jiu-Jitsu no país europeu através da formação de novos atletas e da organização de campeonatos.
- Depois de dois anos, voltamos a fazer eventos em fevereiro de 2022, e tem sido um retorno ótimo. É um processo de fortalecimento, reconstrução quase, mas o pessoal aqui reconhece e valoriza o nosso trabalho. Todos os eventos foram um sucesso, e em outubro realizamos o Irish Open, maior torneio de Jiu-Jitsu da história da Irlanda com mais de 1.300 atletas entre Kids, Gi & No-Gi. Conseguimos superar a marca de 2019, e pela primeira vez tivemos um time de árbitros radicados e formados na Irlanda.
Graduação especial
Outro ponto alto da passagem de Carlson Gracie Jr pelo país foi a graduação dos atletas na Irlanda. Entre eles, Kaio Kikuchi recebeu a faixa preta das mãos do seu professor, Henrique Saraiva. Kaio treina desde a adolescência e se reconectou com a arte marcial após mudar para o país europeu, em 2016, ainda como faixa-roxa.
Morando na Ilha Esmeralda por conta do trabalho, o hoje faixa-preta é um exemplo de como o Jiu-Jitsu conecta os brasileiros com outras culturas. Além de treinar e competidor, Kaio também inspira seus dois filhos e é instrutor na academia Carlson Gracie Irlanda.
Quem é Henrique Saraiva?
José Henrique Saraiva do Nascimento começou a treinar aos 4 anos de idade, em 1988, e como muitos, viu o Jiu-Jitsu transformar a sua vida. Competidor dos 6 aos 20 anos, ele já enfrentou grandes nomes do esporte como Bráulio Estima, Roberto Cyborg, André Galvão, entre outros, e tem no currículo - além de diversos títulos - a luta mais longa da história do Jiu-Jitsu. O duelo valendo apenas finalização aconteceu em 1999, quando ele ainda era faixa-azul, e durou 1h e 40 minutos.
Desde então, Henrique Saraiva se formou em fisioterapia, trabalhou com vários atletas, liderou sua própria academia e projetos sociais até que, em 2015, decidiu ir à Europa visitar um amigo e viu sua história mudar quando chegou na Irlanda. Além de faixa-preta de Jiu-Jitsu, o brasileiro também é faixa-preta de Judô, assim como seu pai, o GM Orlando Saraiva.