O faixa-preta Sergio Benes já viveu grandes emoções dentro dos tatames, com títulos e a formação de diversos atletas ou pessoas que simplesmente amam a arte suave. No entanto, como o próprio definiu, nada supera o momento que está perto de viver: graduar a filha Maria Benes. Ela, que é faixa-branca, treina na academia Sonkei, que é liderada pelo próprio Sergio.
O experiente faixa-preta comentou como o Jiu-Jitsu possibilitou a ampliação da comunicação com a sua filha: - O Jiu-Jitsu salva vidas e é uma inclusão familiar. Eu, mediante a me integrar com a minha filha, que é uma adolescente e tem todas as propostas do mundo, o Jiu-Jitsu foi essa forma de me comunicar com ela. No Jiu-Jitsu encontramos paz, colocamos uma conversa sobre estudo, sobre uma proposta de trabalho. Ela abraçou essa situação. Minha esposa e eu somos faixas-pretas. Ela, depois de três anos sem treinar, quis voltar a treinar Jiu-Jitsu - disse Sergio, que seguiu falando sobre a graduação da filha, que está prevista para o fim desse mês:
- É uma situação que não tem preço. Ela vai graduar no próximo dia 28, já está há três anos de faixa-branca, acho que não é justo segurá-la mais. Vou levar o meu baú de medalhas, com mais de 230 medalhas. Levarei, vou erguer o baú e falar para todos: ‘essas medalhas não pagam o preço de graduar uma filha’. Tive a honra de graduar minha esposa, e agora a minha filha - completou.
Sergio, que estará com a sua equipe presente no Mundial da CBJJE, que acontece entre os dias 25 e 28 de novembro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, destacou o importante apoio da Loja da Maria. O professor apontou para gratidão ao suporte recebido da marca da empresa de emborrachados e placas EVA, classificando a relação muito além de um simples negócio.
- A Sonkei é uma família e ao longo do caminho apareceu a Loja da Maria, que também apareceu com sentimento de família. Eu não posso dizer que é uma parceria, é muito mais que isso. A Loja da Maria é também a minha família - concluiu Sergio Benes sobre essa valiosa parceria.