Um dos principais celeiros de lutadores do Brasil e do mundo, Manaus é uma das cidades atendidas pelo programa Loterias Caixa Mais Lutas, projeto social da Associação Latina de Desenvolvimento Esportivo, Cultural e Ambiental (ALDEeA) com patrocínio das Loterias Caixa, que leva os ensinamentos das artes marciais a crianças e jovens.
Apesar da propensão da região em revelar lutadores para o mundo, como José Aldo, Ronaldo Jacaré e Xande Ribeiro, o principal intuito do programa é formar cidadãos. O inevitável surgimento de campeões é uma consequência.
Segundo o coordenador do núcleo Manaus/AM, Ewertton Bezerra, mais importante do que qualquer medalha, é garantir que os alunos implementem todo o aprendizado filosófico na vida pessoal e, no futuro, na profissional, independentemente da área de atuação escolhida.
"A demanda que a gente tem no esporte é uma busca de inclusão. Esse projeto dentro da Associação Parque Goiabinha é de fundamental importância, porque oferece um complemento para aquele sujeito que está alocado dentro da escola, incentiva a prática da atividade física", destacou.
"Entendo nesse conceito que o esporte desenvolvido pelo projeto Loterias Caixa Mais Lutas é um esporte de meio e não de fim, então ele busca fazer a inclusão do sujeito dentro da prática de atividade física", completou Bezerra, que divide a liderança do núcleo com o responsável pedagógico Rômulo Sena e o responsável administrativo Joaquim Viana.
Vale ressaltar que o programa "Loterias Caixa Mais Lutas" das Loterias Caixa, além de Manaus, possui núcleos no Rio de Janeiro (Rocinha) e também no Rio Grande do Norte (Tibau do Sul). A estimativa é que o programa impacte 100 mil pessoas direta e indiretamente, entre alunos, familiares e vizinhos das comunidades.