Agora que Georges St-Pierre é o campeão da categoria dos médios, o futuro da divisão se tornou uma incógnita. Isso porque o canadense ainda não se pronunciou a respeito de uma possível defesa de cinturão e Robert Whittaker, dono do título interino, segue à espera. Enquanto isso, Kelvin Gastelum faz sua campanha para disputar um dos cinturões da divisão.
Em publicação no Twitter, Gastelum pediu que lutadores ativos sejam reconhecidos e, sem citar nomes, falou sobre o retrospecto de Luke, seu rival na corrida por uma chance pelo título dos médios do UFC.
- A: Lutou uma vez em 18 meses contra um cara que nem competia no UFC um ano atrás. B: Lutou quatro vezes em 12 meses, três vezes como luta principal nos últimos oito meses contra ex-campeões ranqueados no top 10 da divisão. *Não tem uma carreira de modelo - publicou Kelvin, entregando o Alvo Rockhold, que também trabalha como modelo fora do MMA.
Atualmente, Luke Rockhold é o terceiro colocado no ranking oficial dos médios, enquanto Kelvin figura na sexta colocação. Enquanto o ex-campeão vem de vitória diante de David Branch após um ano e meio parado, Gastelum nocauteou Michael Bisping, ex-dono do cinturão da categoria, com um nocaute brutal conquistado na luta principal do UFC China.