Estudos indicam que mais da metade da população brasileira está acima do peso, fruto de hábitos não saudáveis em relação à alimentação e falta de prática de atividades físicas, como os esportes.
O especialista em dores, Alexander Bowen, sinaliza que a adoção de uma rotina esportiva pode reduzir esse quadro e ainda colaborar para uma significativa melhora nas dores comuns entre esses indivíduos.
- Muitas pessoas sofrem com dores em função do sedentarismo e a ausência de movimentação física. Aliado a outros fatores, como a alimentação balanceada e acompanhamento profissional, o esporte é uma alternativa saudável - disse.
As dores mais comuns, de acordo com o médico, incidem na coluna. O especialista comenta que, geralmente, esses incômodos não necessitam de intervenções clínicas severas, e que corridas e caminhadas intensas ajudam o fortalecimento dessa musculatura.
- São raros os casos em que a famosa dor na coluna se transforma em uma cirurgia. Dentro dos limites de cada pessoa, é comum o corpo clínico indicar uma série de ações que envolvam a preservação da coluna - comenta.
Além das práticas mais conhecidas, como musculação e aulas de dança, a natação se mostra a opção mais favorável para os casos graves. Isso se deve ao fato de que as atividades realizadas dentro d’água utilizam a maior força proveniente dos membros superiores (braços) e na posição horizontal. Bowen acrescenta que o esporte promove sensação de alívio, pois “alivia a pressão sob a coluna e permite maior amplitude do corpo”, finaliza.