Internado desde o mês de abril, o pai de Khabib Nurmagomedov continua hospitalizado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital militar localizado em Moscou, na Rússia. Aos 57 anos, Abdulmanap foi internado inicialmente em Makhachkala, no Daguestão, com sintomas de pneumonia, sendo transferido posteriormente para Moscou devido a gravidade do seu estado. Dias depois, acabou revelado que o treinador foi diagnosticado com Covid-19, sendo a causa do problema no seu coração.
Na última segunda-feira (22), em entrevista à uma TV russa, Khabib revelou que seu pai acordou do coma induzido e está “responsivo”. Além disso, o campeão linear peso-leve do UFC disse que Abdulmanap está curado do novo coronavírus, apesar de dizer que a enfermidade trouxe “consequências para os rins e coração”.
- Sua condição ainda é séria, ele ainda está em tratamento intensivo. O coronavírus já foi superado, mas o vírus teve consequências para seus rins e seu coração. Não há mais com o que se preocupar quanto ao vírus, apenas com suas outras consequências - afirmou Khabib, de acordo com transcrição do site “RT Sport”.
Sem lutar pelo Ultimate desde setembro, quando derrotou Dustin Poirier, Khabib Nurmagomedov enfrentaria Tony Ferguson no mês de abril, no entanto, o duelo precisou ser cancelado pelo fato do campeão linear estar na Rússia e não poder sair do país por conta da pandemia do coronavírus. “The Eagle”, então, ficou ao lado do seu pai durante todo o período em que ele está internado, e ressaltou que Abdul ainda não consegue falar.
- Eu visitei ele durante esse período, ele me reconhece, mas não há comunicação, porque ele está conectado a aparelhos. Todos os dias, eles (médicos) me deixam entrar, eu passo meia hora (com o pai), seguro sua mão. Quando eu pergunto, ‘Pai, você me reconhece?’, ele gesticula para me responder. Estes são alguns dos melhores médicos do mundo. Não tenho preocupações, graças a eles. Neste lado, tudo está bem. Leva tempo, porque as consequências são muito difíceis, e o período de reabilitação vai ser longo e difícil - declarou Khabib, que está invicto no MMA profissional, com 28 vitórias contabilizadas.