No retorno do UFC a Abu Dhabi após mais de cinco anos, Khabib Nurmagomedov não decepcionou os fãs que lotaram a arena na capital dos Emirados Árabes Unidos, neste sábado (7). Na luta principal do UFC 242, que colocou frente a frente o campeão linear dos leves Khabib diante do dono do cinturão interino, Dustin Poirier, o russo mostrou a frieza de sempre e, no terceiro round, finalizou Poirier com um mata-leão, unificando os títulos.
No co-main event, Edson Barboza não foi páreo para Paul Felder e acabou superado por decisão dividida dos jurados. Ainda representando o Brasil, Davi Ramos perdeu para Islam Makhachev, enquanto Carlos Diego Ferreira derrotou Mairbek Taisumov por decisão unânime.
Khabib finaliza Poirier e faz a festa
Agora campeão indiscutível dos leves, Khabib Nurmagomedov precisou de três rounds para confirmar seu favoritismo diante de Dustin Poirier. Melhor desde o início da luta, o russo contou com o apoio dos fãs para ir pra cima e dominar Poirier no assalto inicial.
A dinâmica seguiu a mesma nos rounds seguintes. Já na terceira parcial, após uma tentativa frustrada de guilhotina por parte do americano, Khabib se desvencilhou e, por cima, conseguiu passar para as costas e finalizar Poirier com um justo mata-leão.
Além de manter o cinturão dos leves, Khabib segue invicto no MMA, agora com incríveis 28 triunfos. Em entrevista ainda no octógono, o russo agradeceu pelo suporte: - Eu não sei porque tenho tantas coisas na minha vida. Gostaria de agradecer a Deus, a meu pai, meu técnico Javier Mendes, todos meus irmãos, crescemos juntos. Estou usando a camisa do Dustin porque sei que ele tem um projeto social, vou vender essa camisa e doar de volta. E porque eu tenho tanto respeito por ele? Porque vocês sabem o que aconteceu na minha última luta, a falta de respeito. Quando você chega em uma academia, é isso que você tem que aprender, e nós mostramos hoje - disse o campeão.
Felder ganha guerra com Barboza
No co-main event, Edson Barboza e Paul Felder se encontraram em momentos distintos. Enquanto o brasileiro buscava a recuperação após uma série de resultados negativos, Felder queria engatar seu segundo triunfo seguido.
Em confronto bastante equilibrado e que poderia ter ido para os dois lados, os jurados viram vitória do americano por decisão dividida. Barboza começou melhor, conectando os golpes mais duros e inclusive abrindo um corte na testa de Paul. No segundo round as ações foram se equilibrando, com bons momentos de ambos. Já no fim Felder cresceu e pressionou, com o brasileiro sempre perigoso nos contra-ataques.
O resultado final, porém, foi à favor de Paul Felder, enquanto Edson Barboza conheceu sua quarta derrota nas últimas cinco lutas e vive situação delicada.
Russo leva a melhor contra Davi Ramos
Vivendo grande fase, Davi Ramos viu o russo Islam Makhachev frear seu momento ao ser derrotado por decisão unânime. Sempre um passo à frente, Islam não teve dificuldades para impor seu jogo diante do brasileiro, que assustou em poucos momentos.
O combate, em si, foi travado, mas o russo, um dos principais sparrings do campeão Khabib, fez o suficiente para chegar ao seu sétimo triunfo no Ultimate. Ele tem ainda um revés.
Carlos Diego Ferreira salva o Brasil
Apesar da faixa-preta de Jiu-Jitsu, Carlos Diego Ferreira não teve medo de trocar contra o russo Mairbek Taisumov na abertura do card principal. Jogando em pé, o brasileiro até começou mais devagar, levando alguns duros golpes no primeiro round, mas foi “esquentando” e dominou os dois rounds finais.
Castigando Taisumov, Diego Ferreira conectava os melhores golpes e foi somando pontos, que no fim lhe valeram a vitória por decisão unânime dos jurados. Com o resultado, o manauara soma seu quinto triunfo consecutivo e pode mirar um lugar no Top 15 do ranking peso-leve do Ultimate.
RESULTADOS COMPLETOS:
UFC 242
Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos
Sábado, 7 de setembro de 2019
Card principal
Khabib Nurmagomedov finalizou Dustin Poirier com um mata-leão no 3R
Paul Felder derrotou Edson Barboza por decisão dividida dos jurados
Islam Makhachev derrotou Davi Ramos por decisão unânime dos jurados
Curtis Blaydes derrotou Shamil Abdurakhimov por nocaute técnico no 2R
Carlos Diego Ferreira derrotou Mairbek Taisumov por decisão unânime dos jurados
Card preliminar
Joanne Calderwood derrotou Andrea Lee por decisão dividida dos jurados
Zubaira Tukhugov x Lerone Murphy terminou em empate
Sarah Moras derrotou Liana Jojua por nocaute técnico no 3R
Ottman Azaitar derrotou Teemu Packalen por nocaute no 1R
Belal Muhammad finalizou Takashi Sato com um mata-leão no 3R
Muslim Salikhov derrotou Nordine Taleb por nocaute no 1R
Omari Akhmedov derrotou Zak Cummings por decisão unânime dos jurados
Don Madge derrotou Fares Ziam por decisão unânime dos jurados