Primeira derrota de Mike Tyson faz 26 anos: relembre como foi a luta
Em 1990, James Buster Douglas acabou com a invencibilidade do 'Iron Man' em data inesquecível para os amantes do boxe, em Tóquio, no Japão
Há exatos 26 anos, o boxe registrava a sua maior zebra. Em Tóquio, no Japão, James Buster Douglas acabava com a invencibilidade de Mike Tyson e se tornava campeão mundial dos pesos pesados, com um nocaute impressionante no décimo round. Na bolsa de apostas, quem cravou o triunfo do azarão ganhou 42 vezes o dólar apostado.
Ao subestimar o adversário, Tyson não se preparou da forma adequada. Chegou a ser derrubado durante os treinamentos pelo sparring Greg Page.
Mesmo assim a luta foi sensacional. Para delírio dos 40 mil espectadores presentes no Tokyo Dome. Douglas tinha uma dívida de US$ 1,5 milhão, estava divorciado há pouco tempo e tinha perdido a mãe poucos dias antes do combate. Se preparou para uma guerra. Desde o início imprimiu um ritmo alucinante.
Percebendo que o duelo não seria fácil, Tyson buscou o combate e a troca de golpes foi violenta. Mesmo com um inchaço enorme no olho esquerdo, Tyson ainda chegou a derrubar Douglas no oitavo assalto.
Para muitos, inclusive para o empresário Don King, o juiz Octavio Meyran demorou na contagem e permitiu a reação de Douglas, que voltou com tudo para o nono e décimo rounds, até conseguir uma sequência incrível que mandoi o Iron Man para a lona.