Projeto Fortalece Rio, apoiado pelas farmácias Cumani, leva a doutrina das artes marciais a crianças de Campo Grande, no Rio

Escrito por

O projeto social Fortalece Rio, localizado nas dependências do CT Libra, em Campo Grande, bairro da zona oeste carioca, leva os ensinamentos das artes marciais para mais de 40 crianças da região, através do ex-lutador Vitor Libra, que tem em seu currículo títulos na luta-livre e no wrestling.

Apesar disso, ele destaca que, para os alunos do projeto, a conquista de títulos é um objetivo secundário. Nascido e criado em Campo Grande, Vitor Libra conhece bem a realidade dos jovens daquela área, portanto sabe que medalhas e troféus são apenas enfeites se comparados aos ensinamentos que a doutrina das artes marciais pode dar.

"Se dentro desse grupo tiver um atleta em potencial, a gente tem toda a estrutura para fazer dele um campeão. Temos alunos dando aulas fora do país, já fui campeão também, então, caso apareça, a gente direciona; mas o mais importante mesmo é formar cidadãos, fazer com que eles carreguem a filosofia da luta para a vida."

Além das técnicas de jiu-jitsu, luta-livre e submission, o Fortalece Rio também leva às crianças conceitos básicos a importância da higiene; dos estudos; padrão de comportamento; respeito ao próximo, incluindo os adversários; perseverança; e tudo mais o que a doutrina das artes marciais prega.

"A gente mostra às crianças a importância de escovar os dentes, limpar as orelhas, lavar as mãos… além dos conceitos da luta. A gente trabalha isso. Nosso foco é criar um legado de pessoas com a capacidade de ter uma vida melhor, seja dentro do tatame ou em profissões fora dele, mas sempre agindo de acordo com o código de honra."

O projeto Fortalece Rio recebe o apoio do Governo Federal e da rede de farmácias Cumani, que custeia ferramentas básicas para os alunos poderem treinar, como rash guard. Além disso, a empresa também dá todo o suporte aos atletas que enveredam para o mundo competitivo.

Siga o Lance! no Google News