Psicóloga Maura de Albanesi avalia a importância do equilíbrio psicológico nos lutadores

Escrito por

Mike Tyson e Conor McGregor ganharam fama mundial pela carreira vitoriosa nos esportes de combate. E, apesar de competirem em diferentes modalidades - boxe e MMA, respectivamente -, tinham uma característica em comum: a autoconfiança elevada. Tal habilidade fazia com que eles intimidassem os seus oponentes e começassem a conquistar a vitória antes mesmo do começo da luta.

De acordo com a psicóloga Maura de Albanesi, esse tipo de comportamento é consequência de uma mente forte. E esse trabalho psicológico bem realizado pode garantir a vitória durante um combate. Isso, é claro, caso o atleta consiga alinhar essa postura de autoconfiança com um ritmo intenso de treinamentos físicos.

“A mente comanda a força física. Então, por mais que você tenha um treinamento físico, se a sua mente não estiver na direção do seu corpo, ele nada mais será do que um amontoado de músculos e ossos sem uma direção. Então, o que dá vida, direção e movimento para o corpo é a nossa mente”, explicou Maura de Albanesi.

Outro ponto ressaltado pela psicóloga é o de que um lutador muito bem treinado não necessariamente conseguirá alcançar as vitórias. Isso porque existe a possibilidade de ele enfrentar rivais que possam não estarem tão bem preparados técnica e fisicamente quanto eles. Porém, podem ter feito um trabalho mental capaz de superar as limitações do corpo.

“Um corpo bem treinado junto com um mente bem treinada se torna uma potência maior. O corpo bem treinado sem uma mente treinada, está sujeito às oscilações mentais e emocionais e, portanto, será sempre uma surpresa. Em um dia o rendimento será muito bom e no outro nem tanto. Com o corpo e a mente bem treinados, o sucesso será garantido”, concluiu.

Siga o Lance! no Google News