As Artes Marciais Mistas, também conhecidas como MMA (Mixed Martial Arts), é uma verdadeira torre de Babel com lutadores de diversas nacionalidades. Trata-se de um esporte de combate que permite aos lutadores lutar tanto de pé como no chão. Então, no MMA podemos observar lutadores utilizando várias técnicas de combate, como o Jiu Jitsu brasileiro, Boxe, Muay-thai, Caratê e outras.
O UFC (Ultimate Fighting Championship) é o maior promotor do MMA, responsável por organizar vários eventos pelo mundo com uma série de lutadores importantes e por fazer o interesse no esporte explodir. Hoje, por exemplo, a cobertura da mídia é constante, com lutas, intrigas e batalhas pelo cinturão no octógono e fora dele sendo notícia nos mais diversos meios.
É isso que pode ser visto na matéria publicada no blog Betway Insider, que entrevistou Marvin Vettori, italiano lutador de peso-médio, que contou um pouco sobre suas ambições no UFC e seu papel na categoria dos pesos-médios, onde busca o cinturão. Mas para isso, terá que enfrentar o campeão dos pesos-médios, Israel Adesanya e outros adversários duros. Além disso, Vettori fala sobre a falta de estrutura que seu país natal oferece aos lutadores. Por isso, atualmente, o peso-médio mora em Los Angeles, onde treina e luta.
As Artes Marciais Mistas ao longo do tempo
Muitos anos atrás, quem mais detinha os cinturões eram os americanos e brasileiros. Mas hoje, eles não conseguem frear o avanço de outros locais, como os lutadores da China, Nigéria, Camarões e muitos outros países. Apesar de os europeus estarem sempre presentes, eles não têm atualmente um cinturão. Para efeito de comparação, a África conta com três cinturões, dos nigerianos Israel Adesanya e Kamaru Usman; e do peso-pesado camaronês Francis Ngannou. Será que isso pode mudar em breve?
Quem são os nomes do UFC na Europa atualmente
Jiri Prochazka
Jiri Prochazka competirá pelo topo da categoria do peso meio-pesado do Ultimate Fighting Championship. O tcheco vai encarar Glover Teixeira no UFC 275 e com certeza quer destronar o veterano brasileiro de 43 anos, que ainda pode se aposentar depois dessa luta.
Jan Blachowicz
O polonês Jan Maxiej Blachowicz chegou a ser campeão pela categoria meio-pesado do Ultimate Fighting Championship. Depois de perder para Glover Teixeira, ele com certeza está de olho nos rankings e esperando qualquer chance para voltar a ser o dono do cinturão.
Marvin Vettori
Vettori deixou em aberto, em entrevista à Betway, site de apostas no UFC, tentar a chance em uma categoria maior, mas no momento compete no peso-médio do Ultimate Fighting Championship. Seu apelido "The Italian Dream" diz o nível de confiança que seus fãs têm em seu desempenho. Sua primeira luta profissional foi no UFC 202, contra o brasileiro Alberto Emiliano Pereira, ganhando por submissão. Em seguida, no UFC 207 enfrentou outro brasileiro Antônio Carlos Jr, onde acabou sofrendo sua primeira derrota por decisão unânime. A meta desse italiano é conquistar o cinturão da categoria, hoje pertencente ao nigeriano Israel Adesanya. A tarefa sem dúvidas não é fácil.
Jack Hermansson
O norueguês Jack Hermansson é um lutador que vem crescendo no Ultimate Fighting Championship, dentro da categoria de peso médio. Entretanto, sua chance de cinturão ainda está longe.
Darren Till
O inglês Darren Till é um ex-lutador profissional de kickboxing, que compete atualmente na categoria peso-médio do UFC. A vida não tem sido fácil para ele e ultimamente acumulou uma série de derrotas. O lutador inglês curiosamente iniciou sua carreira no Brasil e tem recebido todo apoio do brasileiro Charles Do Bronx, ex-detentor do cinturão de peso-leve, para sua recuperação.
Leon Edwards
Leon Edwards é um lutador britânico que compete como peso-meio-médio no UFC e se tornou profissional em 2011. Desde que perdeu para Kamaru Usman (detentor do cinturão no momento), emendou nove vitórias e pode ter sua chance contra Usman logo logo.
Khamzat Chimaev
Khamzat Chimaev, nascido na Chechênia, é treinado atualmente pelo brasileiro Alan Finfou e compete na categoria dos meio-médios do UFC. Hoje está no 3º posto do ranking da sua categoria.
Askar Askarov
O russo Askar Askarov compete atualmente no peso-mosca do Ultimate Fighting Championship. Em seu cartel possui 14 vitórias, um empate e 0 derrotas.
O UFC também é para mulheres e essas são as melhores
Yana Kunitskaya
Yana Kunitskaya é uma lutadora russa do Ultimate Fighting Championships que luta na divisão peso-galo. Ela chegou a disputar o cinturão do peso pena, mas perdeu para a brasileira Cris Cyborg.
Pannie Kianzad
No peso galo feminino temos a sueco-iraniana Pannie Kianzad que tem o apelido de "Banzai". A lutadora estava em grande fase, com quatro vitórias seguidas até perder para Raquel Pennington em setembro de 2021. Agora precisa escalar na categoria novamente e deu o primeiro passo batendo Lina Lansberg em abril de 2022.
Manon Fiorot
Manon Fiorot é uma lutadora francesa que compete no UFC na divisão Peso Mosca. Apelidada de “The Beast” (A Fera) tem em seu cartel 8 vitórias, sendo 6 por nocaute e apenas uma derrota.