Vem crescendo no mundo fitness o número de pessoas que se utilizam dos treinamentos de MMA para conseguir resultados de aprimoramento físico, mental e nutricional. Ricardo Martins é empresário e foi um dos que percebeu que o treino especifico para MMA garante um rápido e duradouro condicionamento físico.
- Vendo o esforço que os atletas de MMA enfrentam para se preparar para o combate, resolvi entender como era esse treinamento e adaptá-lo a minha rotina. Percebi um grande ganho nesse processo - contou Ricardo.
Observando a preparação física dos praticantes do Muay Thai, ele percebeu o desenvolvimento das capacidades de forma geral e específica, influenciando na força, velocidade, flexibilidade e resistência do atleta, e passou a utilizar a modalidade no seu treino.
Com o treinamento de Jiu-Jitsu, o foco foi na postura, já que essa luta exige uma coluna forte e ereta, e isso vai ajudar a evitar as temidas dores na lombar. Os exercícios específicos dessa modalidade ajudam a balancear a assimetria e um corpo não simétrico é um corpo não protegido de lesões. A flexibilidade também foi um aspecto importante na escolha do Jiu-Jitsu como parte do treinamento físico.
Pela essa necessidade de aumentar ou baixar sua carga corporal, os lutadores devem seguir dietas e treinos bem restritos e para realizar essas façanhas mais rápido existem maneiras estranhas, porém, eficazes. Esse fato chamou a atenção de Ricardo:
- Fiquei muito impressionado com a perda e ganho de peso dos lutadores antes das lutas e fui estudar o assunto, percebi que podia adaptar alguns elementos ao meu treinamento quando queria ganhar peso mais rapidamente - afirmou.
Hoje Ricardo incorporou no seu treino físico as seguintes modalidades e com isso obteve grandes avanços no seu preparo:
- Boxe: força, resistência e velocidade;
- Muay thai: resistência, coordenação e precisão;
- Jiu-Jitsu: força explosiva, força resistência e coordenação;
- Judô: coordenação, precisão e velocidade.