*Por Dr. Rafael Fonseca, médico do esporte e ortopedista.
Infelizmente, a pandemia do novo coronavírus chegou a nossos lares em março e com o consumo de alimentação inadequada e algumas vezes bebidas alcoólicas acabamos “inchando” e os quilinhos extras não dão trégua e aparecem na balança e no espelho. Mas calma, você pode lançar mão da dieta detox e eliminar esses excessos até a chegada do carnaval.
A dieta “detox” – ou desintoxicação do organismo – não é simplesmente um método para emagrecimento, vai bem além disso. As pessoas associam a dieta detox ao emagrecimento, porém ela foi idealizada para ser um método de auxílio àquelas pessoas que possuem algum tipo de alergia alimentar ou intolerância. Por se mostrar eficaz se popularizou entre as dietas. Uma das indicações da dieta detox é para a manutenção do peso corporal, promovendo uma desintoxicação do organismo.
Geralmente, as pessoas exageram na comida e no álcool durante as férias, saindo da sua rotina alimentar habitual condição semelhante a apresentada em época de pandemia. As comidas também são extremamente calóricas, gordurosas, cheia de conservantes, como embutidos, enlatados e o álcool e pobres em nutrientes. Isso fica acumulado no organismo.
Não somente nestas situações especiais que podemos lançar mão do detox. Essa dieta também se mostrou benéfica quando realizada até duas vezes por ano para ajudar o organismo a eliminar estas substâncias tóxicas e indesejáveis do nosso organismo.
As toxinas não estão presentes apenas nos alimentos, mas também no ar poluído, na água, nos medicamentos, álcool, corantes, aditivos químicos e até nos cosméticos, como cremes e perfumes. Elas se acumulam nos tecidos do corpo, nas células de gordura e bloqueiam os sinais de saciedade, que causam além do ganho de peso, na dificuldade para perdê-lo, causam problemas de pele, inchaço, dor de cabeça, gazes, intestino preso, déficit de memória, e aumenta a probabilidade do surgimento de várias doenças crônicas e degenerativas.
Boa parte da população não tem alimentação adequada, alterando o bom funcionamento metabólico e isso pode trazer deficiência de vitaminas, alterações hormonais, excesso de açúcares e gorduras no organismo, uso abusivo de medicamentos, entre outros. Portanto a dieta detox auxilia para equilibrar o funcionamento do organismo melhorando a absorção, a metabolização e eliminação dos nutrientes.
Vantagens da Dieta Detox ou Desintoxicante
– Com a predominância de alimentos diuréticos em sua composição, em especial nos primeiros dias, a dieta mantém o corpo hidratado e favorece a eliminação de líquidos, o que pode promover uma redução no peso corporal.
– Além disso, as preparações são ricas em frutas, legumes e verduras, fontes em vitaminas e minerais que possuem ação antioxidante, evitando o envelhecimento precoce e, fibras que promovem a sensação de saciedade.
Desvantagens da Dieta Detox ou Desintoxicante
– A densidade calórica da dieta desintoxicante é extremamente baixa, ficando muito abaixo da necessidade energéticas de um individuo adulto, com isso durante o período de seguimento é possível que ocorram episódios de mal estar, fraqueza, tonturas, dores de cabeça, indisposição ou até mesmo desmaio devido à reduzida quantidade consumida de carboidratos que é a principal fonte de energia do corpo. Atividade física durante o período de seguimento da dieta não é recomendada.
– A restrição de gorduras pode comprometer a absorção de vitaminas lipossolúveis, que são as vitaminais sintetizadas pela gordura. Já a drástica e prolongada restrição de proteínas pode prejudicar a formação de hormônios e reparação de tecidos, assim como impactar sobre os níveis de ferro, favorecendo ao desenvolvimento de anemia.
– A perda de peso prometida pela dieta é causada pela eliminação de líquidos do corpo, ou seja, os seguidores da dieta detox estendem o período da dieta por acreditar que estão emagrecendo, porém na verdade estão perdendo líquidos e desinchando
– Ausência do estímulo para a mastigação, com isso a sensação de saciedade não é estimulada.