Depois de passar 50 anos sem correr as 24h de Le Mans, a Ferrari emendou a segunda vitória seguida em dois anos na base da superação, após viver um verdadeiro drama e perder a liderança na parte final da prova para a Toyota #7. O carro #50 sofreu com problemas na porta de Nicklas Nielsen, mas se recuperou na base da estratégia e, no limite do tanque de combustível, cruzou a linha de chegada em primeiro com o trio que teve também Antonio Fuoco e Miguel Molina.
➡️ Siga o Lance! no WhatsApp e acompanhe em tempo real as principais notícias do esporte
Na sequência do pódio, o carro japonês cruzou em segundo com Kamui Kobayashi, José María López e Nyck de Vries, enquanto o Porsche Penske #6 aproveitou uma punição da Ferrari #51 para fechar o pódio com Laurens Vanthoor, André Lotterer e Kévin Estre.
Ferrari e Toyota foram as grandes protagonistas da edição de 2024 das 24 Horas de Le Mans. A equipe italiana imprimiu um ritmo muito forte desde o início, mas os japoneses se mantiveram na cola, principalmente com o carro #8. No entanto, uma batida de Pier Guidi em Brendon Hartley na volta 281 minou completamente as chances do trio e resultou em punição ao #51 de Maranello. Nielsen abriu vantagem na ponta, mas lidou com uma porta aberta e foi obrigado a ir aos boxes. Com isso, López herdou a ponta e indicou que venceria, mas foi superado pela escuderia de Maranello com menos de 50 minutos para o final.
Além dos três primeiros, o top-10 ainda teve Ferrari #51, Toyota #8, Porsche Penske #5, Cadillac #2, Jota #12, Jota #38 e Lamborghini #63.
Na classe LMP2, a United Autosports conquistou a vitória com o carro #22, de Oliver Jarvis, Bijoy Garg e Nolan Siegel, seguido pelo Inter Europol #34. A IDEC #28 completou o pódio, à frente da AF Corse #138, enquanto a Vector #10 completou o grupo dos cinco primeiros. Na LMGT3, o triunfo ficou com a Manthey #91, que superou batalha até o fim com o WRT #31 de Augusto Farfus, Sean Gelael e Darren Leung e levou o primeiro lugar com Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin.
Entre os brasileiros, Felipe Nasr e Pipo Derani sofreram acidentes e não conseguiram brigar pela vitória nos hipercarros. O Cadillac #311, que ainda tinha Felipe Drugovich, terminou na 30ª colocação, enquanto o Porsche Penske #4 abandonou. Por fim, Daniel Serra saiu do último lugar no grid de largada junto a Riccardo Pera e Michael Wainwright, chegou a ocupar o top-5, mas sofreu com problemas e terminou em 12º na LMGT3.
A próxima etapa da temporada 2024 marca o retorno da categoria ao Brasil, com as 6 Horas de São Paulo, em Interlagos