A ‘Gênesis’ da Fórmula 1 e palco de diversas batalhas, conheça a história do Circuito de Silverstone
Considerado um dos finais de semana mais importantes da categoria, o autódromo abriga muita história
- Matéria
- Mais Notícias
O condado de Silverstone recebe a Fórmula 1 mais uma vez neste final de semana, criando a expectativa de ter mais uma corrida agitada, como acontecem todos os anos. Por ser o GP que deu a origem da categoria, é um dos finais de semana mais importantes para a entidade e, principalmente para os amantes do automobilismo.
Relacionadas
Mesmo sendo um evento anual, no calendário desde a fundação da elite dos carros à motor, muitos jovens e até adultos desconhecem a história que este circuito carrega. o LANCE! apresenta a trajetória do autódromo que é conhecido carinhosamente como "Casa de Lewis Hamilton".
+ Veja: Fórmula 1 revela carro que será ‘pilotado’ por Brad Pitt em filme
A ORIGEM
Antes da existência da Fórmula 1 e do circuito britânico atual, o país teve diversos palcos ao longo de sua história. O primeiro GP realizado na Inglaterra foi em Brooklands, em 1907 e a torcida local contou com a vitória do piloto da casa, San Sebástian.
Com essa conquista, Sebástian ajudou o esporte a se popularizar no país, que atualmente - também devido ao "Fenômeno Lewis Hamilton" - seja um dos territórios que mais consomem a categoria.
SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E O SURGIMENTO DE SILVERSTONE
Com a vinda da Segunda Guerra, um dos eventos mais sangrentos e agressivos do último século, o autódromo de Brooklands foi atingido por uma das bombas lançadas e acabou sendo destruído.
Devido esta questão, a Força Aérea Britânica com o passar dos anos preocupou-se em construir novos circuitos de corrida. Uma das regiões escolhidas foi perto de uma vila em Northamptonshire, na Inglaterra, que recebeu o nome de Silverstone.
PRIMEIRA CORRIDA DO MUNDIAL DE PILOTOS
A primeira corrida da Fórmula 1 ocorreu neste circuito, na época a categoria era chamada de "Campeonato Mundial de Pilotos", apenas anos depois receberia o nome que tem hoje. Desde da edição número um da categoria, o GP da Grã-Bretanha acontece em Silverstone.
Realizada em maio de 1950, o primeiro vencedor da organização foi Giuseppe Nino Faria, pilotando uma Alfa Romeo, equipe que dominava o esporte nesta década. No ano seguinte, devido aos problemas com o carro, a vitória ficou sobrando para o argentino José Frollán González, responsável pela primeira vitória da Ferrari.
LEGADO ATÉ OS DIAS ATUAIS
Durante esses anos, o circuito nunca deixou a F1 oficialmente, mas passou alguns anos dividindo a sede do GP da Grã-Bretanha com outras duas pistas, como Aintree e Brands Hatch.
Os anos de 1955 e 1962, a organização se dividiu entre os autódromos de Silverstone e Aintree. A partir de 1964 até 1986, o atual circuito revezou com Brands Hatch, localizado no sul da Inglaterra, em Kent. Depois disso, o condado de
Além de abrigar muitas histórias da categoria, o vilarejo furou a bolha e também ficou marcado nos livros britânicos infelizmente sendo uma das vítimas de uma guerra. Muitas batalhas foram travadas, recordes quebrados e vitórias de pilotos da casa, um lugar que se tornou abençoado para os amantes do automobilismo.
*estagiária, sob supervisão de Ricardo Guimarães.
Mais lidas
Newsletter do Lance!
O melhor do esporte na sua manhã!- Matéria
- Mais Notícias